Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Empresas de Rio do Sul e Doutor Pedrinho são alvo de operação contra a extração ilegal de madeira

Empresas de Rio do Sul e Doutor Pedrinho são alvo de operação contra a extração ilegal de madeira
Fotos: IMA SC

A operação vistoriou serrarias, madeireiras, marcenarias e lojas de móveis nas cidades catarinenses

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar Ambiental, Ibama e Funai realizaram, em Doutor Pedrinho e Rio do Sul, no Médio Vale do Itajaí, a segunda operação com o objetivo de desmantelar esquema de extração e venda ilegal de madeiras nativas na área de sobreposição entre a Reserva Biológica Estadual do Sassafrás e a Terra Indígena Ibirama-Laklãnõ.

A operação vistoriou serrarias, madeireiras, marcenarias e lojas de móveis em Rio do Sul e em Doutor Pedrinho. Em três locais há necessidade de maior averiguação da madeira, o que pode gerar notificações e autuações. Além disso, houve apreensão de imbuia (0,5m3). Em Doutor Pedrinho foram cinco alvos, dois foram autuados como desdobramento da primeira etapa, os outros três estão regulares.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

O IMA, FUNAI, IBAMA e Polícia Federal realizaram ainda perícia na área da Sobreposição entre a Terra Indígena Ibirama Laklãnõ e a Reserva Biológica Estadual do Sassafrás com intuito de identificar os atores e a destinação da madeira ilegal.

Munidos de mais informações, as ações serão recorrentes na região para acabar com o esquema de extração e venda ilegal de madeira nativa e garantir a conservação da Reserva Biológica do Sassafrás e da Terra Indígena.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Reserva Biológica Estadual do Sassafrás

Criada em 04 de fevereiro de 1977, a Reserva tem uma área de 5.229 hectares, dividida em duas partes. A menor possui cerca de 1.361 hectares e está localizada na comunidade de Alto São João, no município de Benedito Novo. A maior possui cerca de 3.868 hectares e fica na comunidade de Alto Forcação, no município de Doutor Pedrinho.

LEIA TAMBÉM: Daniela Reinehr determina ação integrada para minimizar efeitos da estiagem em SC

O nome da UC faz referência à espécie arbórea (Ocotea odorifera), conhecida popularmente como canela-sassafrás ou simplesmente sassafrás, pertencente à família das Lauráceas. Presente em elevada abundância na região, a canela-sassafrás foi sobre-explorada a partir do início do século XX em função da qualidade da sua madeira para a construção civil e de sua grande capacidade de produção do óleo essencial Safrol, com aplicabilidades diversas para a farmacologia, cosmetologia e medicina, fatores que resultaram na sua inclusão na Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçada de Extinção.

A Reserva abriga e protege rica biodiversidade de Santa Catarina. Além da fauna e da flora, está repleta de nascentes que formam belos vales de característica “encaixada”. Tais nascentes formam cursos d’água que abastecem os principais rios da região e que são importantes tributários do rio Itajaí.

 

Fonte: IMA SC
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️

publicidade

AGWP

Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento