Arremetidas ocorreram devido as intensas rajadas de vento registradas na região
Na noite de quinta-feira, 29 de outubro, uma aeronave da Latam retornou para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, após arremeter duas tentativas de pouso no Aeroporto de Navegantes – Ministro Victor Konder, em Santa Catarina.
A aeronave saiu da cidade Paulista as 21h04 e devido as intensas rajadas de vento registradas na região do Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, não conseguiu êxito no posto, tendo que retornar.
Vale ressaltar que, a arremetida é considerada uma operação normal e serve para preservar a segurança do voo.
De acordo com o comandante Paulo Roberto Alonso, consultor técnico da ABEAR, o pouso nada mais é que a descontinuidade de uma arremetida, uma operação prevista em todos os voos. “Os pilotos são instruídos a checarem todos os procedimentos antes do início da descida da aeronave: aproximação, pouso e arremetida. Todos esses procedimentos são inseridos no computador de bordo”, diz.
O especialista afirma que existe uma mistificação em torno do assunto, pois algumas pessoas acreditam que o avião arremete por conta de algum problema com aeronave ou porque algo grave está acontecendo, o que não é verdade.
LEIA TAMBÉM: Motorista colide veículo contra contêiner de entulhos, em Blumenau
“O procedimento é realizado por segurança e os motivos variam. Pode ocorrer quando há excesso de vento, condições meteorológicas desfavoráveis, presença de algum objeto ou outra aeronave na pista, ou até mesmo o aparecimento de aves pode ser decisivo”, afirma.
Sugestão de pauta