Procura por cursos EAD e híbridos cresce 39% entre agosto e outubro; graduações nas áreas da saúde, engenharia e tecnologia são as mais visadas
A necessidade de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, acelerou uma tendência educacional que já estava em crescimento no Brasil: o ensino a distância. Segundo levantamento realizado pela Unicesumar – a quarta maior universidade do país -, somente de agosto a outubro deste ano, a instituição registrou um aumento de 39% em matrículas para cursos EAD ou híbridos.
A pesquisa ainda mostra que entre as graduações mais procuradas estão os cursos nas áreas de saúde e bem-estar (85%), tecnologia (64%) e engenharia (56%). Pensando nisso, a Unicesumar, lança novos 11 cursos a distância e híbrido em áreas que lideram a retomada da economia no País, como saúde, engenharia e arquitetura, indústria e tecnologia. São mais de 14 mil vagas abertas.
A metodologia hibrida, lançada pela Unicesumar há três anos com os cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Engenharia da Produção foi um sucesso. “Ganhamos o prêmio PRÊMIO INFI FEBRABAN – Melhores Projetos em Educação Inovadora, sendo inclusive destaque e referência em eventos nacionais da área da educação, o que nos deixa muito orgulhosos”, diz Adriano Albano, diretor e proprietário das unidades da Unicesumar da região. Hoje, a Universidade já tem 12 mil alunos de Engenharia em todo o Brasil .
Em seguida, a instituição lançou cursos de Bem-Estar, como Estética e Cosmética, Podologia e Terapias Integrativas e Complementares, também como híbridos.
Hoje possui 15 mil alunos matriculados nestes cursos. Em função de todo esse sucesso, este ano a Universidade lança novos cursos híbridos, aliando o melhor da EAD, que é a tecnologia de transmissão de aulas e interação, com o melhor do presencial, que são atividades em sala e práticas em laboratórios. São eles: Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Farmácia e Nutrição.
“O ensino híbrido não é uma adaptação do presencial, existe uma construção particular que o fortalece. Diferente do modelo totalmente à distância, onde as aulas acontecem exclusivamente em ambientes on-line, a metodologia híbrida é um modelo pedagógico que integra a tecnologia e a flexibilidade das aulas on-line, com a vivência e a prática presencial do ensino regular.
Além disso, os alunos aprendem não só pelo método tradicional, mas também com o auxílio de realidade aumentada, simuladores, jogos interativos, podcasts e vídeo 360ª”, conta Fabricio Lazilha, diretor de cursos Híbridos.
Os cursos híbridos têm todas as práticas, aulas e encontros presenciais roteirizados, fazendo com que se mantenha a qualidade de atendimento em todas as unidades de ensino.
LEIA TAMBÉM: Timbó: Mãe de autista lança livro
Para o curso de Arquitetura, além dos laboratórios que são usados também pelas engenharias, o aluno terá à sua disposição o Laboratório Maker.
Fonte: Unicesumar
Sugestão de pauta