Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Hospital Santa Isabel realiza sua centésima cirurgia robótica em Blumenau

Hospital Santa Isabel realiza sua centésima cirurgia robótica em Blumenau

Os procedimentos robóticos mais procurados são para tratamento de problemas urológicos, ginecológicos e cirurgia geral

O Hospital Santa Isabel (HSI), de Blumenau, chegou esta semana à marca de 100 cirurgias robóticas realizadas. Na segunda-feira, dia 19, um paciente de 76 anos realizou o procedimento de herniorrafia inguinal bilateral, para tratar um tipo de hérnia na região da virilha que causa bastante dor. A cirurgia foi realizada pelo Dr. Pedro de Abreu Trauczynski, cirurgião geral e coordenador do Programa de Robótica do HSI.

Lançado em junho de 2019, o Programa foi o primeiro e segue sendo o único do estado de Santa Catarina até hoje. Blumenau foi apenas a segunda cidade não-capital do Brasil a contar com essa tecnologia, e hoje atende pacientes oriundos de vários municípios catarinenses e de estados vizinhos. Os procedimentos robóticos mais procurados são para tratamento de problemas urológicos, ginecológicos e cirurgia geral. Outras especialidades que fazem uso do robô-cirurgião são a cirurgia digestiva, bariátrica e torácica, além de procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

LEIA TAMBÉM: Criminosos invadem e arrombam loja no centro de Blumenau

Outros profissionais do Hospital Santa Isabel também estão sendo habilitados para utilizar a tecnologia. Após treinamento específico, os médicos de diferentes especialidades se tornam aptos a operar o robô, que é do modelo Da Vinci Si, um dos mais modernos do mercado.

Considerada o futuro da medicina, a cirurgia robótica permite a realização de procedimentos com movimentos precisos e seguros mesmo nas menores cavidades do corpo humano, garantindo uma cirurgia menos invasiva, com menor dor e recuperação mais rápida no pós-operatório. A tecnologia é conduzida por uma equipe de cirurgiões credenciados, enfermeiros, anestesistas e instrumentadores cirúrgicos, que agregam à sua técnica habitual a precisão das imagens em 3D que o equipamento fornece, assim como os filtros de movimento preciso dos “braços” do robô.

Sobre o Hospital Santa Isabel (HSI)

A história deste que é um dos maiores hospitais de Santa Catarina está ligada à chegada das primeiras Irmãs da Divina Providência ao Brasil, em 1895, que praticavam enfermagem ambulante em toda a região. Com o tempo, o aumento do número de pacientes e o apoio logístico da sociedade blumenauense, nascia oficialmente, em 4 de outubro de 1909, o Hospital Santa Isabel. Desde 2015, essa filosofia é levada adiante pela administração da Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC). Hoje, o HSI conta com uma equipe formada por aproximadamente 1.300 colaboradores e 370 médicos, mais de 260 leitos, sendo 10 na UTI Coronariana e 20 na UTI Geral, e atende 44 especialidades médicas em uma área de mais de 28 mil metros quadrados. Sua intensa vocação à Alta Complexidade o torna referência em especialidades como Implante de Marca Passo, Hemodinâmica, Radioterapia, Neurologia Clínica e Neurocirurgia. O Santa Isabel também é reconhecido como o melhor hospital transplantador de Santa Catarina, estando entre os cinco principais hospitais que realizam transplantes de fígado no Brasil. Por todos esses números, o Santa Isabel é referência para aproximadamente 90 municípios catarinenses, além de pacientes oriundos de outros locais do país. É reconhecido pelo Governo do Estado como a unidade hospitalar que mais realiza procedimentos de transplantes de órgãos em Santa Catarina. O Hospital Santa Isabel é a única instituição catarinense que conta com cirurgias robóticas entre suas especialidades. Com uma média geral de 15 mil internações por ano, mantém um percentual em torno de 70% de seus atendimentos no Serviço de Emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

Fonte: HSI
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️

publicidade

AGWP

Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento