Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Nave pousa em asteroide que pode colidir com a Terra no próximo século

Nave pousa em asteroide que pode colidir com a Terra no próximo século
Nasa/Goddard/University of Arizona/EPA/Divulgação

A principal meta da missão era coletar amostras de poeira; nave levará anos para retornar à Terra

Na noite do último dia 20, a Nasa pousou na nave Osiris-Rex na superfície do asteroide Bennu com sucesso. Para completar uma missão, uma nave teve que desviar de maiores rochas do que prédios e levantar voo rapidamente em seu caminho de volta à Terra.

O objetivo do empreendimento era coletar amostrar de poeira da superfície do asteroide e trazê-las de volta para análise laboratorial. Trata-se do maior recolhimento de material espacial desde as missões Apollo, mirando em um mínimo de 60 gramas a se colher.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

A Osiris-Rex teve de percorrer mais de 322 milhões de milhas para chegar ao asteroide. Para pousar de volta em solo terrestre, uma nave demorará cerca de três anos – e terá representado um investimento de aproximadamente 800 milhões de dólares.

A nave vinha orbitando Bennu por dois anos, tentando encontrar o ponto perfeito para pousar e recolher poeira. A operação estava marcada para agosto, mas, em decorrência da crise causada pelo coronavírus, teve de ser adiada em dois meses.

LEIA TAMBÉM: Governo do Estado entrega mais 73 ônibus novos para o transporte escolar

O interesse pelo asteroide é maior do que mera curiosidade acerca de um objeto espacial distante de nós. Há uma pequena chance de que, no final do próximo século, Bennu colida com a Terra (mas não em um evento cataclísmico como o impacto do meteoro que deu fim aos dinossauros, por exemplo, já que o asteroide mede apenas 510 metros de diâmetro) . Assim, qualquer conhecimento que pudermos obter sobre sua superfície poderá ser de grande utilidade.

 

Fonte: Veja
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
WhatsApp Chat: http://abre.ai/grupomisturebas
Instagram: instagram.com/portalmisturebas
Telegram: https://t.me/misturebas

Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos ®️

publicidade

AGWP

Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento