Participe do grupo Misturebas no WhatsApp

Aurora suspende vendas de frango para a China da unidade de Xaxim em SC

Aurora suspende vendas de frango para a China da unidade de Xaxim em SC

Interrupção será temporária até que o episódio de Shenzhen seja esclarecido.

A cooperativa Aurora Alimentos afirmou em nota nesta terça-feira (25) que optou por suspender temporariamente os embarques de carne de frango para a China, da planta de processamento de Xaxim (SC), até que o episódio relatado em Shenzhen seja esclarecido.

No dia 13 de agosto, a prefeitura de Shenzhen, cidade da China próxima de Hong Kong, disse ter detectado o novo coronavírus em um controle de rotina de frango importado do Brasil. De acordo com o número de registro informado no comunicado, o lote pertencia à unidade da Aurora, em Xaxim (SC).

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

No comunicado desta terça, a cooperativa reforçou que suspendeu os embarques “apesar da absoluta confiança” de que o seu “processo produtivo é isento da presença do vírus”.

“Essa decisão já foi comunicada ao Ministério da Agricultura e ao GACC (General Administration China Customs)”, disse em nota à imprensa.

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) afirmou que apoia a medida da cooperativa, já que, com essa atitude, tanto o Brasil quanto a China poderão fazer as investigações “com mais tranquilidade”.

Na nota, a ABPA diz que “não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus”, de acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Suspensões para a China

Com a interrupção das vendas da Aurora, o Brasil tem agora 7 frigoríficos que estão com as exportações suspensas para a China, por conta de preocupações com a Covid-19.

São eles:

  • JBS, de Passo Fundo (RS) – carne de frango;
  • Minuano, de Lajeado (RS) – carne de frango;
  • BRF, de Dourados (MS) – carne de frango;
  • BRF, de Lajeado (RS) – carne suína;
  • JBS, de Três Passos (RS) – carne suína;
  • Marfrig, de Várzea Grande (MT) – carne bovina;
  • Aurora, de Xaxim (SC) – carne de frango.

Desde o início da pandemia, 8 frigoríficos ficaram com as exportações suspensas, mas uma unidade de carne bovina em Mato Grosso teve a autorização restabelecida.

Fonte: G1 Sc
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
http://bit.ly/FalecomPORTALMISTUREBAS

Siga nosso instagram
✅ Instagram: instagram.com/portalmisturebas

Participe do nosso grupo no WhatsApp
✅ WhatsApp: http://abre.ai/grupomisturebas
Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 13 anos®


Sugestão de pauta


Mais notícias
Atendimento