Transmitida ao vivo, a edição discutirá planejamento de retorno às aulas presenciais na educação básica e possibilidades de atuação dos órgãos de controle
Atento à necessidade de definição de protocolos de saúde e planejamento pedagógico para o retorno das aulas presenciais na educação básica, que poderá ocorrer a partir de 3 de agosto, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) promoverá um debate ao vivo pelo YouTube na terça-feira (23/6), às 16h, com a presença de especialistas na área e espaço para esclarecimento de dúvidas. O evento discutirá os principais desafios relativos à política educacional enfrentados neste período, a fim de disseminar informações e subsídios à sociedade para a elaboração dos planos de retorno às atividades presenciais.
A possível retomada das aulas presenciais, autorizada pelo Governo do Estado, depende do cenário de saúde de cada município ou região até a data estipulada. O planejamento, que será elaborado pelos gestores do Poder Executivo, será fiscalizado e acompanhado pelo MPSC e também pela sociedade. Neste contexto e diante dos desafios de acesso, equidade e aprendizagem dos alunos nas atividades remotas adotadas em função da pandemia de covid-19, a Instituição reforça a importância de um planejamento coerente e adequado à realidade de cada localidade.
No debate público “Educação e aprendizagem no contexto da pandemia: desafios para o retorno às aulas presenciais”, estarão presentes o Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), João Luiz de Carvalho Botega; o Conselheiro do Conselho Nacional de Educação, Eduardo Deschamps; a Coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) do Ministério Público de Minas Gerais, Daniela Yokohama; e o professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Gregório Grisa.
Não é necessária inscrição prévia para participar e as dúvidas poderão ser enviadas por meio de chat no momento da transmissão. O evento é edição da iniciativa Webinars MPSC/CEAF, voltada aos públicos externo e interno da instituição e que objetiva abordar assuntos de interesse público de forma objetiva, dinâmica e interativa através de webinars. A ação é promovida pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) em parceria com os Centros de Apoio Operacional do MPSC e com o apoio da Escola Nacional do Ministério Público (ENAMP). O link para acessar a página da ENAMP, instituição que busca produzir e difundir conhecimento por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, já está disponível no CEAF Virtual. Clique aqui.
No dia 30 deste mês, será realizado mais um webinar, que abordará a atuação do Ministério Público no acompanhamento da política pública de enfrentamento à pandemia. A primeira edição do projeto ocorreu na última terça-feira (16/6) e teve como temática “Contratações públicas durante a pandemia”.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO WEBINARS MPSC/CEAF
- 16h – Abertura
- 16h10 – Eduardo Deschamps, Conselheiro do Conselho Nacional de Educação
- 16h30 – Gregório Grisa, professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
- 16h50 – Daniela Yokohama, Coordenadora da Coordenadoria Estadual de Defesa da Educação (Proeduc) do Ministério Público de Minas Gerais
- 17h10 – 18h – Debates e respostas às perguntas enviadas via chat
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social
Sugestão de pauta