Cerca de 20 mil pessoas com 60 anos ou mais estão sendo procurados por telefone para triagem
A Prefeitura de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, começou a testar na quarta-feira, 17 de junho, todos os idosos que moram na cidade e tiverem sintomas do novo coronavírus. Na cidade moram 20 mil idosos que estão cadastrados no SUS e desde segunda-feira, dia 15, estão sendo procurados por telefone para uma triagem.
O objetivo é tratar o paciente logo no início dos sintomas e evitar o agravamento da doença, já que os idosos fazem parte do principal grupo de risco.
Balneário Camboriú tem 750 casos de Covid-19, incluindo quatro mortes. Na cidade foram feitos, desde maio, pelo menos 2,5 mil testes da doença. Entre as ações da prefeitura para tentar evitar a propagação da doença está o uso obrigatório de máscaras, que inclusive é monitorado por câmeras. Outra ação é ampliar a testagem em massa.
Quem tem mais de 60 anos e está cadastrado no Sistema Único de Saúde (Sus) recebeu ou vai receber nos próximos dias um telefonema de agentes de saúde com perguntas sobre febre, tosse, dor de garganta e outros sintomas que sinalizam a possibilidade de contaminação por Covid-19.
Com o resultado da triagem, os idosos sintomáticos são orientados a fazer o teste e buscar tratamento. A ação começou pelo bairro da Barra e neste primeiro momento as equipes estão fazendo testes no laboratório da cidade, em domicílio e, nos bairros com mais moradores, será feito também por drive-thru . O resultado será comunicado por telefone entre 24h e 72h.
Fonte: G1 SC
Sugestão de pauta