Decisão tomada nesta segunda-feira à tarde leva em consideração o aumento expressivo de casos na cidade portuária
A prefeitura de Brusque reativou uma barreira sanitária na manhã desta terça-feira, 16 de junho, na divisa com o município de Itajaí. A medida tem como base o aumento expressivo de casos do novo coronavírus na cidade portuária, que ocupa a terceira posição no Estado em número de pessoas infectadas e segunda em quantidade de mortes pela Covid-19.
A decisão foi tomada nesta segunda-feira, dia 15, à tarde. “Vemos com muita atenção a situação de Itajaí, pois o número de casos vem crescendo de forma acelerada, inclusive com três mortes registradas num único dia na semana passada”, afirma o secretário da Saúde de Brusque, Humberto Fornari.
A prefeitura monitora também o avanço da doença em outras cidades vizinhas, como Nova Trento e São João Batista. “Estes locais não terão barreiras sanitárias nesse momento, mas estamos observando. São municípios que, apesar de poucos casos, infelizmente também já tiveram registros de mortes”, pontua Fornari.
Como funciona a barreira sanitária
A barreira sanitária entre Brusque e Itajaí foi instalada na rodovia Antônio Heil, quilômetro 20, e funciona das 8s às 20h. Quem transita pelo local pode ser parado para medição de temperatura e avaliação do estado clínico geral.
“Os trabalhadores terão acesso livre. Mas, se não for trabalhador, estava lá e veio passear, vai ter que ficar em quarentena”, observa o secretário de Saúde. A recomendação é a mesma para pessoas que chegam de outros estados.
Quem estiver com febre e outros sintomas da Covid-19 vai preencher um formulário e deve permanecer em isolamento na cidade de origem. Durante o horário comercial, os casos também podem ser encaminhados ao Centro de Triagem, pavilhão da Fenarreco.
Os números das duas cidades
Conforme boletins desta segunda-feira, dia 15, Brusque soma 214 casos de Covid-19 e nenhuma morte pela doença. Em Itajaí, porém, já são 1.092 pessoas infectadas, das quais 19 morreram em virtude do vírus. Por conta desses números, a cidade não descarta a possibilidade de endurecer as regras de isolamento.
Fonte: ND Mais
Sugestão de pauta