Em três meses de atividades de combate à pandemia, o Lacen já processou 29 mil amostras
O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC) recebeu na quinta-feira, 11 de junho, uma remessa com cinco mil kits de extração automatizada para realização dos testes de detecção da Covid-19. Os novos insumos enviados pela Fiocruz irão agilizar a análise de amostras que aguardam resultados pelo laboratório. Cada kit automatizado permite a realização de exames de 25 amostras na máquina de extração.
Em três meses de atividades de combate à pandemia, o Lacen já processou 29 mil amostras. No mês de maio foi registrado um aumento de 85% no número de exames processados em relação a abril.
A diretora do Lacen, Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, destacou que a unidade vem se esforçando e realizando diversas parcerias para a realização dos exames. Ela agradeceu ao empenho e dedicação dos servidores neste período. “Temos uma equipe maravilhosa e dedicada. Podemos afirmar que já não temos mais divisão de setores ou de turnos. Todos estão integralmente envolvidos no combate à pandemia e na realização destes exames”, completou.
Ela citou como exemplo o auxílio da Fiocruz e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), de Concórdia, para a realização de exames de RT-PCR. O objetivo principal da parceira é auxiliar no atendimento das demandas dos municípios da macrorregião do Grande Oeste e das regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe e do Meio-Oeste.
“A chegada desses kits de extração irá permitir que nossa demanda na região seja atendida”, acrescentou Marlei.
Todas as informações oficiais e atualizadas sobre os testes do Lacen podem ser obtidas no painel de transparência, neste link.
Fonte: Governo de SC
Sugestão de pauta