Durante a reunião, o governador garantiu ao prefeito que o município será contemplado com 15 respiradores pulmonares produzidos pela empresa WEG, de Jaraguá do Sul
Nesta quarta-feira, 27 de Maio, o Prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), e o Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), estiveram reunidos, em Florianópolis, para debater as demandas da terceira maior cidade catarinense no enfrentamento à pandemia da Covid-19.
Na conversa, que durou pouco mais de uma hora, Hildebrandt destacou que Blumenau encontra-se em uma situação relativamente confortável, com apenas três óbitos confirmados e uma taxa de ocupação de UTI controlada até o momento, mas que a maior cidade do Vale do Itajaí segue em alerta.
Durante a reunião, o governador garantiu ao prefeito que o município será contemplado com 15 respiradores pulmonares produzidos pela empresa WEG, de Jaraguá do Sul, para equipar novos leitos de UTI que serão implantados nos Hospitais Santo Antônio e Santa Isabel. A entrega dos aparelhos deve ocorrer na segunda quinzena de junho.
Com a promessa, a Prefeitura de Blumenau economizará cerca de R$ 1 milhão no processo de instalação dos leitos. Agora, o investimento estimado na ampliação das UTIs é de aproximadamente R$ 5 milhões. As novas estruturas devem ficar prontas em até 45 dias.
Liberação do transporte público
Na ocasião, Hildebrandt fez um apelo para que as prefeituras tenham autonomia para decidir sobre a liberação ou não do transporte coletivo urbano. “O governador nos informou que na semana que vem repassará novidades em relação a isso, através de uma plataforma de análise de dados”, afirmou o prefeito.
A ideia do Governo do Estado é fornecer acesso a uma base de informações sobre o coronavírus em Santa Catarina, para que as medidas de restrição e flexibilização da atividade econômica sejam tomadas de forma descentralizada, conforme a situação da Covid-19 em cada localidade.
Outro assunto debatido foi a liberação de recursos para o balizamento e cercamento do Aeroporto Regional de Blumenau, o Quero-Quero, e para a construção do Centro de Convenções ao lado do Parque Vila Germânica, prometidos pelo governador durante visita ao município em 2019.
Por conta da crise financeira, o Governo do Estado informou que provavelmente não terá condições de efetuar o repasse dos valores neste ano. Por isso, Hildebrandt sugeriu que os convênios sejam firmados ainda em 2020, com liberação dos recursos em 2021, para que a Prefeitura já possa adiantar os processos licitatórios.
“O governador e a equipe se comprometeram em analisar nossa proposta e se mostraram favoráveis ao pedido. O importante é que os recursos venham e a cidade seja atendida”, destacou o prefeito.
Fonte: OCP News
Sugestão de pauta