Atualmente são mais de 29 terapias integrativas reconhecidas e implantadas pelo Ministério da Saúde
Desde o ano de 2006 os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são beneficiados com Práticas Integrativas e Complementares (PICS). Os tratamentos utilizam recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão, entre outras.
Em Indaial, a prática vem trazendo resultados positivos ao longo dos anos e sua utilização foi intensificada a partir de 2018. Atualmente está sendo utilizado também para os profissionais de saúde que estão na linha de frente contra a COVID-19 para tratar o estresse, ansiedade, dores no corpo, bem como atua na prevenção e promoção de saúde, aumentando e reforçando a imunidade, vitalidade e bem estar dos profissionais que estão em constante atendimento frente à pandemia. São utilizadas pela Secretaria de Saúde Acupuntura, Auriculoterapia, Reiki, Shiatsu e Terapia Floral.
Uma das mais utilizadas é a Terapia Floral, que consiste no uso de essências florais, que modifica certos estados vibratórios. Auxilia no equilíbrio e harmonização do indivíduo acarretando na melhoria da qualidade de vida. Por meio de uma avaliação técnica, a terapia floral pode ser indicada individualmente, em grupo, como também em ambientes, onde já obtivemos ótimos resultados em salas de espera, em salas de atendimentos odontológicos e reuniões de equipe. Nos casos específicos onde, por diversas questões, o paciente não consegue expressar seu real problema, utilizamos na terapia floral um recurso terapêutico chamado baralho de oráculo, onde é possível com a sua utilização, identificar as essências necessárias para compor o melhor tratamento a este indivíduo. Com o registro de inúmeras resultados positivos, especialmente entre os usuários de saúde mental, a secretaria de saúde adquiriu recentemente mais uma unidade dessa nova ferramenta que tem auxiliando na potencialização da terapia floral aos profissionais e usuários do SUS.
Atualmente são mais de 29 terapias integrativas reconhecidas e implantadas pelo Ministério da Saúde. A Constelação Familiar também é usada na cidade, que consiste em uma técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.
Para a Terapeuta Ocupacional Milena Mery da Silva, o uso das terapias integrativas e complementares tem auxiliado muito no tratamento de pacientes do SUS, e agora com os profissionais de saúde atuando de forma satisfatória na saúde do trabalhador. “Os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares é sem dúvida um grande avanço para os tratamentos dos pacientes e profissionais. Com as práticas integrativas é possível atuar não apenas na doença, mas trabalhar efetivamente prevenção e promoção de saúde das pessoas que utilizam esses recursos, não apenas individualmente, como também no âmbito familiar. Essas práticas já são utilizadas historicamente em diversos países e felizmente, estamos em crescimento, agora no Brasil”, disse ela.
Fonte: Prefeitura de Indaial/Secom
Sugestão de pauta