Bares e restaurantes estimam 30 mil demissões em Santa Catarina

Bares e restaurantes estimam 30 mil demissões em Santa Catarina

No Estado, o universo de bares e restaurantes envolve 15 mil empresas e 100 mil empregos diretos.

Levantamento da Associação de Bares e Restaurantes de Santa Catarina (Abrasel) mostra que o fechamento dos estabelecimentos até 8 de abril por conta das medidas de restrição de circulação no Estado no enfrentamento ao novo coronavírus vai gerar em torno de 30 mil demissões de trabalhadores no setor. A pesquisa foi feita junto a 279 empresários catarinenses e cálculo baseado em média ponderada daqueles que pretendem demitir nos próximos dias. Os proprietários responderam questionamentos sobre a atual situação de suas operações, a efetividade do delivery e as projeções para os funcionários.

Do total, 60,4% deles estão com as portas fechadas no momento. Os outros 39,6% atendem como entrega ou retirada na porta. Daqueles que mantiveram o funcionamento através do delivery, 34% começaram a oferecer o serviço por conta das restrições. Outros 24,6% mantiveram o mesmo número de vendas do que no período anterior à crise do coronavírus, enquanto 23,7% perceberam redução e 17,5% um aumento.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

Em relação às equipes, 70,4% dos empresários pretende demitir. Os outros 29,6% responderam que vão manter o quadro atual. Daqueles que respondem pela redução das equipes, 26% vai cortar de 10% a 30%; 23% de 30% a 50% dos funcionários; 11,6% de 50% a 70%; e o restante dos empresários afirma que demitirá de 70% a todo o quadro.

Segundo o presidente da Abrasel, o levantamento mostrou que o delivery não é suficiente para manter empregos: “essa situação é consequência da falta de medidas de auxílio econômico para preservação de empresas e empregos por parte das prefeituras e do Governo do Estado, pois as medidas federais não são suficientes”. De acordo com ele, “a cada dia que passa sem qualquer socorro, mais empregos são extintos”.

Continua depois da publicidade

Misturebas - A informação ao seu alcance!

O universo de bares e restaurantes envolve 15 mil empresas e 100 mil empregos diretos em Santa Catarina.

O que diz o Estado

A coluna procurou a secretaria de Estado da Fazenda, que se manifestou por nota. Segundo a pasta, “as ações, desenvolvidas pela Comissão de Desenvolvimento Econômico (CDE), coordenadas pelas Secretarias de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável e da Fazenda, preveem novas linhas de crédito de capital de giro em até R$ 200 mil para micro e pequenas empresas (MPEs), com juros parcialmente subsidiados pelo Estado, e linhas de crédito para o microempreendedor individual (MEI), bem como, o adiamento de faturas de energia elétrica e isenção de pagamento nas faturas de água”. Outras medidas estão sendo estudadas em parceria com o setor produtivo, segundo a secretaria, para minimizar os impactos da crise no Estado em diversos segmentos.

O que dizem os municípios

Também por nota, a Federação dos Municípios de Santa Catarina (Fecam) afirma que as perdas das prefeituras nos próximos meses serão de R$ 1 bilhão no Estado: “Neste momento, a Fecam está junto com o municipalismo buscando ações e planejamento para que a sociedade catarinense tenha condições de atendimento em saúde em função de cenário de crescimento do COVID-19”.

A entidade afirma que “a economia mundial passará por provas de fogo e na sociedade catarinense, o desafio será o mesmo: enfrentar a pandemia, assegurar condições mínimas de funcionamento da sociedade, proteção básica a categorias e, em futuro imediato, pacto de retomada de atividades econômicas que exigirá sacrifícios e grande esforço coletivo da sociedade e administração pública”.

Continua depois da publicidade

Misturebas - Anúncio

 

Fonte: NSC | Por Ânderson Silva | Foto: Marco Favero
Compartilhe nas suas redes sociais


Redação Misturebas

Seja o repórter e nos envie fotos e dados!
http://bit.ly/FalecomPORTALMISTUREBAS

Siga nosso instagram
✅ Instagram: instagram.com/portalmisturebas

Participe do nosso grupo no WhatsApp
✅ WhatsApp: http://abre.ai/grupomisturebas
Portal Misturebas – A informação ao seu alcance | 12 anos®


Sugestão de pauta

Deixe um comentário.


Receba as novidades no seu email


Mais notícias
Atendimento
error: Conteúdo bloqueado