Segundo o PM, desde o início da manhã viaturas intensificaram rondas em ruas onde há bancos para monitorar a situação.
A manhã com o retorno dos serviços em agências bancárias e em lotéricas de Blumenau foi de filas e registro de aglomerações. Bancos no Centro, Garcia e Itoupava Norte tiveram muita procura durante as primeiras horas desta segunda-feira, 30 de março.
As agências adotaram limite de circulação dentro dos imóveis, porém do lado de fora dezenas de clientes aguardavam pelo atendimento. Em um dos casos, na Rua 2 de Setembro, a Polícia Militar teve de ser chamada “para orientar as pessoas sobre a necessidade de respeitar a distância mínima”, explica o tenente Nícolas Vasconcelos Marques, chefe de Comunicação da PM de Blumenau.
Segundo o PM, desde o início da manhã viaturas intensificaram rondas em ruas onde há bancos para monitorar a situação. Marques pede consciência da população que precisa colaborar com ações de prevenção para evitar a transmissão do novo coronavírus.
As regras para agências bancárias
O decreto publicado no domingo, dia 29, estabelece algumas regras para a reabertura. O funcionamento está condicionado à priorização do afastamento, sem prejuízo de salários, de empregados pertencentes ao grupo de risco, como pessoas com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes e imunodeprimidos.
Também terá de ser priorizado o trabalho remoto para os setores administrativos; a adoção de medidas internas necessárias para evitar a transmissão do coronavírus no ambiente de trabalho; caso necessário, utilização de fretamento para transporte de trabalhadores, limitando a ocupação a 50% da capacidade de passageiros sentados.
Em relação ao público, o decreto também estabelece que os espaços precisarão providenciar o controle de acesso, a marcação de lugares reservados aos clientes, o controle da área externa do estabelecimento, assim como a organização de filas mantendo a distância mínima de 1,5 metro entre cada pessoa.
Os estabelecimentos ainda precisarão disponibilizar álcool em gel 70% em pontos estratégicos para os clientes e funcionários; permitir a entrada de pessoas proporcional ao número de atendentes, evitando aglomerações; dar atendimento preferencial e especial para o grupo de risco; manter as áreas ventiladas; e orientar os trabalhadores a intensificar a higienização das mãos.
Fonte: NSC | Por Augusto Ittner/Colaboração de Hassan Farias | Foto: Edit Manerich
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