Novos casos suspeitos são na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Sul e Norte do estado.
O número de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19) subiu novamente em Santa Catarina e chegou a 43, informou o Ministério da Saúde em novo boletim divulgado na tarde desta terça-feira, 03 de março. Os sete novos pacientes são da Grande Florianópolis, do Vale do Itajaí, do Sul e do Norte do estado. Em todo o Brasil, 488 são monitorados. Santa Catarina é o quinto estado do país com mais casos suspeitos.
- Todas as notícias sob o novo coronavírus
- Coronavírus: veja perguntas e respostas
No país, há dois pacientes com a doença, sendo que ambos vivem em São Paulo e estiveram recentemente na Itália. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 3.030 pessoas em todo o mundo já morreram por causa da doença, a maior parte na China, cuja cidade de Wuhan é considerada o epicentro do Covid-19, infecção provocada pelo vírus. Houve quase 90 mil casos confirmados da doença no mundo.
Os casos suspeitos de Santa Catarina são das seguintes cidades:
- Florianópolis – 12
- Joinville – 7
- Balneário Camboriú – 3
- Itajaí – 3
- São José – 3
- Blumenau – 2
- Chapecó – 2
- Itapema – 2
- São Bento do Sul – 2
- Brusque – 1
- Canelinha – 1
- Concórdia – 1
- Criciúma – 1
- Pouso Redondo – 1
- São João Batista – 1
- Tijucas – 1
A Secretaria de Estado da Saúde informou que são considerados casos suspeitos as pessoas que passaram por algum dos 16 países com transmissão local do vírus (veja abaixo) e apresentaram febre e mais algum sintoma de gripe.
Atualmente, os países com transmissão local do coronavírus são: Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China.
Na segunda, o secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino, afirmou que não há motivo para pânico e que não há necessidade que a população compre e estoque máscaras e álcool gel.
“Todos os estados registraram aumento de número de casos em investigação, isso num momento em que estamos recebendo as informações de pessoas que estão transitando da Europa para o Brasil, isso está dentro de uma situação de normalidade”, declarou.
Florianópolis
A Secretaria Municipal de Florianópolis informou nesta terça que os pacientes monitorados na capital estão com sintomas leves e em boa condição de saúde. Nenhum está internado, todos estão em isolamento domiciliar e foram orientados a ficarem no quarto, usarem máscara quando em presença de outras pessoas, não receberem visitas, não compartilharem objetos de uso pessoal e seguirem as orientações de higienes das superfícies com álcool.
Fonte: G1 Sc
Sugestão de pauta