O motivo da decisão do prefeito é a chuva dos últimos dias e seus resultados: diversos registros de alagamentos, possibilidade de deslizamentos, evacuação de residências e outras situações.
As fortes chuvas que atingiram Guaramirim nas últimas 24 horas e causaram inúmeros transtornos fez com que o Prefeito Professor Chiodini tomasse a decisão de decretar Situação de Emergência no município.
O Decreto nº 1179/2020, “no Artigo 1º, declara Situação de Emergência nas áreas do município contidas no Formulário de Informações do Desastre (FIDE) e demais documentos anexos a este Decreto, em virtude do desastre classificado e codificado como tempestade local/conectiva com chuvas intensas (COBRADE 13214), conforme IN/MI nº 02/2016”. O documento “autoriza ainda a mobilização de todos os órgãos do município para atuarem sob coordenação da Diretoria Municipal de Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução”.
O Prefeito comenta que é segunda vez em menos que um ano que houve a necessidade do decreto de Situação de Emergência. “No dia 18 de fevereiro de 2019 a cidade sofreu com o deslizamento de terra na Vila Freitas, o que ocasionou a interdição da SC 108.
Porém nesta semana, em 24 horas, a cidade foi atingida como um todo. Devido a muitos pontos de alagamentos na área urbana e interior, tubulações comprometidas e famílias que tiveram que sair de suas casas de forma temporária nos fizeram decidir por esta ação”, explicou Chiodini.
O prefeito ressaltou que os trabalhos de recuperação e limpeza dos pontos atingidos estão sendo realizados. “Desobstrução de tubulação, manutenção de vias estão sendo feito para dar toda a segurança à população.
Quanto ao acolhimento das famílias, informação a população, a Prefeitura está constantemente oferecendo esta atenção a todos”, afirmou e reforçou que é um momento delicado, pois ainda há previsão de fortes chuvas até domingo.
Fonte: Prefeitura de Guaramirim
Foto: RBN
Sugestão de pauta