O setor ressalta que é fundamental a população receber os agentes de endemias e seguir todas as orientações repassadas por eles.
O Programa de Combate à Dengue de Indaial informa à comunidade que em 2020 já foram encontrados 12 focos positivos de Aedes aegypti no Município, distribuídos nos bairros: João Paulo II (7), Encano Baixo (2), Nações (2) e Benedito (1).
A área que chama mais atenção fica no bairro João Paulo II, onde foram encontradas, por exemplo, larvas de Aedes aegypti em duas residências, sinalizando que o mosquito está se alastrando pelo local. Dessa forma, o Programa de Combate à Dengue solicita aos moradores das ruas Santa Maria, São Vicente, Santana, São Cristóvão, São Sebastião e Beco São Jeremias a realização de uma vistoria minuciosa em seus imóveis, a fim de eliminar todos os depósitos que possam acumular água. O setor ainda ressalta que é fundamental a população receber os agentes de endemias e seguir todas as orientações repassadas por eles.
O ciclo de vida do Aedes aegypti é muito rápido, em sete dias a fêmea está pronta para voar e transmitir os vírus da dengue, zika e chikungunya. Eliminando os depósitos com água parada é possível quebrar o ciclo de proliferação do mosquito.
O que fazer?
- Evite usar pratos nos vasos de plantas – se usar, coloque areia até a borda;
- Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
- Mantenha lixeiras tampadas;
- Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
- Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
- Mantenha ralos fechados e desentupidos;
- Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;
- Retire a água acumulada em lajes;
- Limpe as calhas, evitado que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;
- Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e – mantenha a tampa sempre fechada;
- Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.
Fonte e Foto: Prefeitura de Indaial
Sugestão de pauta