A vítima sobreviveu e voltou a trabalhar na Vale.
Um vídeo obtido com exclusividade pela Record TV Minas mostra um funcionário da Vale com o corpo completamente soterrado pela lama logo após o rompimento da barragem de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Mesmo tendo sido engolido pela onda de rejeitos, o homem sobreviveu.
A gravação divulgada quase um ano após a tragédia foi feita por outros trabalhadores que conseguiram se salvar e encontraram o colega de trabalho. Leandro Borges Cândido é um dos homens que estavam no trator levado pelos rejeitos dentro de uma área de produção da mina.
No vídeo, só é possível perceber que Cândido está vivo por causa de um suave movimento da cabeça feito logo no início da cena.
O sobrevivente voltou a trabalhar na Vale, mas preferiu não gravar entrevista. O analista ambiental Elias de Jesus Nunes foi uma das pessoas que ajudaram a fazer o resgate de Cândido. Nunes lembra que o grupo escavou a lama com as mãos. O soterrado estava com uma perna quebrada.
Leandro Cândido voltou a trabalhar na Vale
O colapso da barragem B1 completa um ano neste sábado, 25 de janeiro e, até o momento, 11 das 270 vítimas seguem desaparecidas.
Fonte: ND+
Sugestão de pauta