A rodovia foi interditada por volta das 17h provocando congestionamentos nos dois sentidos
Bombeiros Militares tentam combater um incêndio de média proporção no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, na localidade de Morretes, em Palhoça, na Grande Florianópolis, na tarde desta quarta-feira, 15 de janeiro. A fumaça provocou o fechamento da BR-101 nos dois sentidos pouco depois das 17h.
O trânsito foi liberado somente por volta das 20h, sendo que às 20h45 já havia 13 quilômetros de filas no sentido Sul, informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
As pistas foram interditadas nos km 238 no sentido Sul e 246 no sentido Norte. Por volta das 19h15, já havia mais de 10 quilômetros de filas no sentido Norte. No sentido oposto, havia pelo menos quatro quilômetros de congestionamento.
Pouco depois das 18h, os bombeiros emitiram um boletim e informaram que o primeiro foco do incêndio foi reduzido e segue monitorado. Neste horário, os socorristas combatiam o segundo foco, próximo à marginal da BR-101. As chamas atingiram também a estrada que dá acesso à Guarda do Embaú, também em Palhoça.
Mais de 30 mil litros de água haviam sido usados no combate até esse horário.
Conforme os bombeiros, o fogo desta quarta começou de forma acidental, quando uma pessoa de uma casa de recuperação que fica perto do local colocou fogo em palhas e folhas secas. Os ventos aumentaram as chamas, que saíram do controle, informou o Corpo de Bombeiros. No ano passado, a região sofreu com uma série de queimadas, entre os meses de setembro e outubro.
Por ora, não há registro de feridos. Equipes de bombeiros de São José, Palhoça e Florianópolis trabalham no combate ao incêndio, com ajuda do helicóptero Águia, da Polícia Militar.
A PM informou às 17h que seguia no combate às chamas no final da tarde desta quarta com quatro policiais na aeronave. Até esse horário, foram feitos 30 lançamentos de bolsa de água com o helicóptero, totalizando 16,2 mil litros.
Fonte: G1
Fotos: Corpo de Bombeiros
Sugestão de pauta