O homem agiu em Joinville, Barra Velha, Apiúna e Curitibanos, chegando a paralisar a internet fixa e móvel em algumas regiões.
Uma equipe da Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) prendeu preventivamente na manhã de quarta-feira, 18 de dezembro, em Orlândia (SP), um homem de 38 anos identificado como autor do furto de placas e equipamentos de internet de várias operadoras de telefonia, no final de novembro de 2018.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos pelos policiais da DRAS/DEIC em Orlândia e Franca, no interior de São Paulo. Segundo o delegado Anselmo Cruz, o homem agiu em Joinville, Barra Velha, Apiúna e Curitibanos, paralisando os serviços de internet fixa e móvel por quase dois dias em grandes regiões do Estado, entre Barra Velha e Balneário Camboriú, de Curitibanos até o Vale do Itajaí e a maior parte do Oeste catarinense.
Vários serviços públicos e privados, inclusive hospitais e unidades policiais, chegaram a ter a internet interrompida. “Pelo menos 70 mil ligações de internet fixa e 1,5 milhão de consumidores de internet móvel foram afetadas, em mais de 20 cidades, gerando prejuízo superior a R$ 2,9 milhões”, afirma o delegado.
O homem já tinha sido preso em Santa Catarina em 2018 por fraudes em sistemas de telefonia através de ligações internacionais, fazendo com que clientes recebessem indevidamente cobranças com valores muito maiores do deveriam pagar. Ele registra diversos antecedentes por crimes de furto e estelionato em Santa Catarina e São, tendo tentado fugir e resistido à prisão. Ele foi recolhido ao sistema prisional paulista, onde aguardará decisão da Justiça.
Fonte | Foto: Polícia Civil (DEIC)
Sugestão de pauta