Indústria da transformação gerou 36,5 mil vagas até outubro. Exportação teve queda de 3,7%.
O crescimento do mercado interno deve impulsionar a economia de Santa Catarina em 2020, segundo o Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar.
Em coletiva na tarde desta terça-feira, 17 de dezembro, ele divulgou alguns números de 2019 do estado, como a criação de 36,5 mil vagas na indústria da transformação até outubro e a queda de 3,7% nas exportações de janeiro a novembro.
Segundo Aguiar, o consumo vem apresentando sinais de reaquecimento, com taxa básica de juros menor. Porém, a taxa de câmbio deve permanecer elevada, o que dificulta as importações, mas favorece a produção interna.
A confiança do empresário catarinense está em 65,3 pontos, contra 62,5 da média nacional, e a intenção de investir registra 66,9 pontos, sendo 56,2 pontos o índice do Brasil. Quanto mais próximo de 100, maior é a confiança ou a intenção de investir.
Em relação às exportações catarinenses, a questão é influenciada pela guerra comercial entre Estados Unidos e China e a situação econômica da Argentina e do Chile. A queda foi influenciada pela redução da demanda de soja na Ásia. Em contrapartida, as vendas de carne de frango e suína tiveram alta de 13,9% de janeiro a novembro.
Fonte: G1 Sc
Foto: Fiesc/Divulgação
Sugestão de pauta