A primeira instituição de ensino contemplada é a Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte com estudantes do 4º e 5º anos.
A Guarnição Especial da Polícia Militar, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito (Demuttin), começou a implantação do Projeto Transitolândia em Indaial. Inicialmente, o programa tem como público-alvo estudantes da rede e visa trabalhar, de forma pedagógica, boas práticas de um trânsito mais seguro e harmonioso para que eles tornem-se também replicadores de informação.
A primeira instituição de ensino contemplada é a Escola de Ensino Fundamental Encano do Norte com estudantes do 4º e 5º anos. Os encontros com cada turma duram aproximadamente 4 horas, aliando a teoria com a prática.
Primeiro os estudantes participam de uma aula, ministrada por Welinton Leandro Teixeira de Andrade, soldado da GEIn de Indaial, e Sheila Almeida, agente de trânsito do Demuttin. Na sequência os alunos vão para uma pista educativa com cones, fitas zebradas, faixas de pedestres, semáforos e lombada eletrônica, instalada no pátio ou quadra da escola. Depois da atividade há um feedback junto aos alunos sobre os ensinamentos captados.
De acordo com o soldado Andrade, a proposta é que ainda seja realizada uma palestra extensiva voltada aos pais sobre direção defensiva, boas práticas e dispositivos de segurança para transporte de crianças.
A partir de 2020 todas as escolas municipais, estaduais e particulares e entidades de acolhimento de menores devem receber o Projeto. O cronograma será montado após o início do ano letivo. Além disso, após os encontros com os alunos do 4º e 5º anos serão contemplados estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino médio numa segunda etapa.
Fonte e Fotos: Prefeitura de Indaial
Sugestão de pauta