Doze especialistas da Celesc trabalharam juntos para descobrir a causa do problema, sendo que com a escuridão, os técnicos não conseguiram perceber o animal.
A gerência regional da Celesc em Itajaí confirmou na manhã desta quarta-feira a causa do apagão que atingiu três cidades – Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú – e deixou quase 50 mil unidades consumidoras sem luz na terça-feira à noite. Um gato conseguiu entrar na subestação elétrica do Bairro Fazenda e provocou a pane no transformador.
Com a escuridão, os técnicos não conseguiram perceber o animal, que morreu devido à descarga elétrica. Doze especialistas da Celesc trabalharam juntos para descobrir a causa do problema – inclusive equipes de Florianópolis, que se deslocaram até Itajaí.
Pedro Molleri, gerente regional da Celesc, diz que, como o gato estava em meio aos equipamentos, o transformador não religava quando acionado.
A companhia restabeleceu a energia por meio de manobras de rede, ao longo da noite. Mas em alguns locais, como a Praia Brava, em Itajaí, a luz só voltou à 1h30min de quarta-feira – mais de cinco horas após o apagão.
Molleri disse que a subestação é bem isolada. Tem muro de 3 metros de altura, com arame circular e tela de proteção nas grades. Além disso, possui monitoramento por câmeras e alarme. Mesmo assim, o gato conseguiu entrar.
Fonte: NSC | Por Dagmara Spautz | Foto: Celesc
Sugestão de pauta