Na segunda-feira, 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento do maior sanitarista do Brasil, Oswaldo Cruz. O serviço de Vigilância Sanitária é definido como um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.
Considerando que a proteção da saúde e a segurança do consumidor são direitos à população, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, dispõe de um setor de Vigilância Sanitária. Sua missão é promover e proteger a saúde dos munícipes por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, apoio técnico e fiscalização.
Atualmente a Vigilância Sanitária de Indaial é composta por 11 profissionais: dois técnicos sanitaristas, sete fiscais de saúde, um farmacêutico e um auxiliar administrativo, todos nomeados através de concurso público, mais uma auxiliar de limpeza.
Nos primeiros seis meses de 2019 foram emitidos um total de 626 alvarás sanitários, distribuídos nas atividades de alimentos, saúde, interesse da saúde, entre outros. Ainda foram liberadas 1.539 viabilidades (abertura de empresas) e atendidas um total de 123 denúncias.
O controle da qualidade de produtos é de competência da Vigilância Sanitária, explica o coordenador do setor, Rogério Brassiani. “Um exemplo é quando é interditado e retirado do mercado os produtos considerados lesivos ou supostamente danosos à saúde do consumidor. A Vigilância Sanitária faz a fiscalização de estabelecimentos, seja por meio de vistorias predefinidas ou denúncias”, comenta.
Em caso de denúncia, reclamação ou elogio, o consumidor pode fazê-la por meio da Ouvidoria da Prefeitura, no telefone 3317-8849 ou site: https://indaial.atende.net/?pg=autoatendimento#!/tipo/servico/valor/23/padrao/1/load/1.
A Vigilância Sanitária de Indaial está localizada na Rua Mato Grosso, 48, bairro Estados. O telefone é 3380-1904.
Fonte | Foto: Imprensa Indaial
Sugestão de pauta