Devido à quantidade de mortes de primatas (macacos) em Indaial – 14 em 2019 até esta sexta-feira, 5 de julho -, sobretudo ocorridas no bairro Sol, a Secretaria de Saúde recebeu orientação da Vigilância Epidemiológica Estadual para a realização de uma força-tarefa de imunização nessa região.
A mobilização emergencial inicia na tarde desta sexta, dia 5, prosseguirá no sábado e no domingo, dias 6 e 7, e abrange moradores dos imóveis das seguintes ruas: Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Luís Moser, Bertoldo Trapp, Pioneiros, Bahia, Santa Catarina, Otto Stange, Rondônia, Renato Ferreira de Mello e João Maria de Araújo.
Quem não estiver em casa, poderá procurar as Salas de Vacina das Unidades de Saúde durante a semana para ser imunizado. É necessário apresentar carteirinha de vacinação, cartão SUS e documento oficial.
A Vigilância Epidemiológica de Indaial ressalta que até a manhã desta sexta-feira não havia nenhuma confirmação oficial de primata identificado com o vírus da febre amarela, contudo, por medidas de risco epidemiológico no Município quanto à doença é importante essa mobilização. “A vacina é a forma mais eficaz para evitar a febre amarela. Ela é gratuita e está disponível em nossas unidades. Por isso, a importância, de modo geral, de todos os munícipes estarem imunizados”, enfatiza a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sabrina de Vargas Souza.
Podem ser vacinados os munícipes com idade entre 9 meses a 59 anos. Usuários com mais de 60 anos e com doenças autoimunes devem ter autorização médica. Para gestantes está contraindicado receber a vacina.
Primeira morte de macaco por febre amarela
Na tarde desta sexta-feira, foi confirmada oficialmente pela Vigilância Epidemiológica Estadual a primeira morte de macaco em Indaial por febre amarela.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta