A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 42 motoristas dirigindo sob efeito de álcool na BR-101 em Balneário Camboriú. Todas as autuações ocorreram no período de apenas cinco horas, já que a operação começou às 22h de sexta-feira e terminou por volta das 3h de sábado.
Conforme a PRF, em ao menos um dos casos houve prisão. Por volta das 23h20 de sexta, um homem conduzia sob efeito de álcool o veículo Fiat Palio, com placas de Camboriú, quando foi abordado pelos policiais no km 132 da rodovia. No teste de alcoolemia, foi identificado que o nível de embriaguez superava o índice criminal, quando a concentração é igual ou superior a 0,3 mg de álcool por litro de ar ou de 0,6 g/L no sangue.
O número da última noite representa cerca de 37% de todas as autuações por embriaguez feitas pela PRF no feriado prolongado de Corpus Christi, quando 112 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. A quantidade de condutores autuados também supera a fiscalização feita em alguns fins de semana deste ano.
O que acontece após o flagrante?
Os motoristas flagrados com qualquer concentração de álcool no sangue, assim como aqueles que se recusarem a fazer o teste do bafômetro, têm a carteira de motorista recolhida, recebem multa no valor de R$ 2.934,70 e podem ficar impossibilitados de dirigir durante doze meses.
O valor dobra se houver reincidência durante o período de doze meses. O veículo é apreendido até que um condutor habilitado se apresente.
Fonte: NSC | Foto: PRF
Sugestão de pauta