A Vigilância Epidemiológica de Pomerode foi acionada na tarde desta terça-feira, 04 de junho, por volta das 16h, para verificar a morte de um macaco, no bairro Wunderwald.
Os agentes foram até o local, acompanhados de um técnico agrícola da Secretaria de Desenvolvimento Rural da cidade, que auxiliou no recolhimento do corpo, que será encaminhado a Florianópolis. Lá, será analisado se ele foi acometido pela Febre Amarela.
De acordo com a técnica em enfermagem da Vigilância Epidemiológica de Pomerode, Simone Steffens da Silva, o caso reforça a necessidade da vigilância da população quanto à morte de macacos, bem como da vacinação, que é a única forma de prevenção.
“Nós faremos um pente fino na região em que foi a morte do macaco, para verificar se as pessoas tem a vacina e, caso não, orientá-las a buscar a imunização. Hoje, estimamos que cerca de 60% a 65% da população se vacinou contra a Febre Amarela”, afirma a técnica em enfermagem.
Ainda estão disponíveis cerca de três mil doses da vacina contra a Febre Amarela em Pomerode e estas podem ser encontradas em todas as Unidades de Saúde.
Vacina contra a Gripe
Já as doses da vacina contra a Gripe estão esgotadas e agora só podem ser encontradas no setor particular. Atualmente, Pomerode tem três casos confirmados de Gripe A. O primeiro foi de uma jovem de 19 anos e os outros dois foram de um senhor de 42 anos, e de um morador de Blumenau, de 64 anos que foi internado em Pomerode. Estes dois mais recentes já receberam alta.
Outros três casos ainda estão em análise e os resultados poderão ser confirmados ou descartados nos próximos dias.
Fonte: Jornal de Pomerode | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta