Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Violência e Exploração Sexual Infantojuvenil, lembrado na data de 18 de maio, a equipe de profissionais do Cras Nações se dedicou à realização de palestras no decorrer do mês.
Os convidados foram os alunos das turmas de 8º e/ou 9º ano das respectivas unidades de ensino do território de abrangência desse Cras: Escola de Educação Básica Prefº Germano Brandes Jr, Escola Básica Municipal Leopoldo Simão, Escola Básica Municipal Arapongas e Escola Básica Profª Úrsula Kroeger.
A forma de abordagem pedagógica foi através de palestra com materiais explicativos e exibição de vídeo, além de abertura para discussões sobre o tema e exposição de cena orientadora. Cerca de 130 adolescentes participaram da atividade de prevenção ao abuso e exploração sexual infantojuvenil.
O Dia Nacional foi instituído no país através da Lei nº 9.970/2000 em memória ao Caso Araceli, uma menina de 8 anos raptada, drogada, estuprada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES), sem punição dos responsáveis pelo crime.
Em caso de abuso sexual, a orientação é denunciar ao Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia ou Disque 100.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta