Desde o dia 21 de março o Parque Girassol, nova denominação para o aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí, está aberto para visitação do público.
Desde então, quatro escolas de diferentes cidades realizaram a visitação, trazendo aproximadamente 130 alunos: a Escola Básica Mulde Baixa (Indaial), E.E.B. Julio Scheidemantel (Timbó), Escola Municipal Vendelim Schweitzer (Luiz Alves) e Escola Municipal São Roque (Timbó).
O Assessor Pedagógico do Parque Girassol, Cristiano Moreira, destaca a faixa etária variada dos visitantes, já que o parque recebeu desde turmas do primário até formandos de ensino médio e, também, o apoio dessa visita a projetos desenvolvidos pela educação.
“As escolas mostraram como o parque pode atender esse público variado e servir de apoio às entidades que desenvolvem projetos de educação ambiental e saúde alimentar. Além de um espaço de visita, o parque se configura como um espaço de apoio e parceria para esses projetos que as escolas desenvolvem”.
Porque ‘Parque Girassol’
O girassol (helianthus annus) é uma flor bastante conhecida em todo o mundo. Sua imagem está associada à felicidade, alegria, boa sorte e altivez.
Sua cor amarela traduz a luminosidade, juventude, vitalidade e energia tal como o sol, astro mestre de nosso sistema. Seu nome deriva de “Hélio”, divindade grega que representa o sol e “anthus”, que quer dizer flor.
O Parque Girassol será um local de geração de energia e, neste sentido, a escolha desta flor para nomear o Parque deve-se a sua semelhança com o astro que mantém o planeta terra vivo. Sem o sol e sua energia, nada sobreviveria sobre a terra.
O Parque Girassol nasce para ser referência, um território de transformações não apenas dos resíduos sólidos, mas dos gestos humanos em sua responsabilidade com o planeta. Confira o vídeo sobre o projeto do Parque Girassol clicando aqui ( bit.ly/2HzQ2U8
Agende sua visita!
A administração do Parque Girassol está aberta para o agendamento de visitas. O público alvo do parque são grupos de estudantes, turistas, agricultores, colaboradores de entidades, etc. Os grupos devem ter, no mínimo, 10 integrantes e o percurso leva 01h50min.
As visitas podem ser agendadas de terças, quartas e quintas-feiras, sendo um grupo dos período. A visita matutina pode acontecer entre as 9h e 12h00, e a vespertina das 13h30 às 16h00.
O contato deve ser realizado através do e-mail parquegirassol@cimvi.sc.gov.br.
Créditos: Richard Ferrari
Sugestão de pauta