O assunto “instalação de lombadas eletrônicas” voltou à tona após um carro bater novamente na mureta de uma ponte na Rua 7 de Setembro. A travessia que fica sobre o Ribeirão Garcia já foi palco para diversas batidas. O último acidente aconteceu no início da manhã de quinta-feira, 11 de abril. O motorista bateu a cabeça, ficou ferido e foi levado ao hospital.
Na via é permitido circular a 60km/h. Entretanto, segundo a Guarda Municipal de Trânsito (GMT), duas imprudências são constantes na região e geram a maioria das colisões: excesso de velocidade e condutores alcoolizados.
Nos últimos cinco anos, conforme dados da GMT, houve o registro de 79 veículos que bateram no guard rail, mureta ou que caíram dentro do córrego. Destes, 43 pessoas ficaram feridas e uma acabou morrendo. Em 2014, um jovem de 29 anos não resistiu ao impacto contra a proteção da ponte. Todos esses dados e os constantes acidentes chamam atenção das autoridades e da comunidade.
Pensando nesta situação, e em todas as outras ruas em Blumenau que os acidentes acabam sendo frequentes, a Prefeitura de Blumenau está elaborando uma licitação para contratar uma empresa que irá implantar novas lombadas eletrônicas na cidade.
O presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe, confirmou ao Portal Alexandre José que um dos redutores de velocidade será instalado na Rua 7 de Setembro, antes da curva perto da ponte, em frente a uma pizzaria.
De acordo com o agente de trânsito Juarez de Souza, a nova lombada ocupará as três faixas de rolamento dos veículos e o corredor de ônibus. Ali, a velocidade limite será de 50km/h, o que obrigará os condutores a desacelerarem. “Serão ao todo 60 novas lombadas eletrônicas instaladas na cidade. Um estudo técnico de todas as ruas está sendo feito para que, em seguida, a Prefeitura lance a licitação”, conclui.
Fonte e foto: Portal Alexandre José
Sugestão de pauta