Nessa quarta, 20 de março, foi realizada a 6ª Conferência Municipal de Saúde, que nesta edição trouxe o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento aconteceu na Sociedade Recreativa de Indaial e reuniu aproximadamente 350 pessoas, entre profissionais de saúde, usuários, prestadores de serviços e gestão municipal.
A Conferência tem como principais objetivos debater o tema do evento com enfoque na saúde como direito e na consolidação e financiamento do SUS; reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade; fortalecer a participação e o controle social no SUS; avaliar a situação de saúde e elaborar propostas a partir das necessidades de saúde.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito, André Moser; do presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Fink; do secretário interino de Saúde, Silvio César Silva; da interventora do Hospital Beatriz Ramos, Adriane Machado Ferrari; e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Samuel Grimm.
Em seguida foi realizada a leitura do Regulamento da Conferência Municipal. Posteriormente o evento contou com a presença do palestrante, professor Marco Aurélio da Ros, o qual fez uma explanação sobre o SUS de forma histórica até sua atualidade devido termos alguns desafios sendo vivenciados pela saúde pública brasileira. A mesa de debate foi mediada pela psicóloga Janiani da Costa Pietsch e a enfermeira Marilu Crizel, juntamente com o professor.
Marco Aurélio é especialista em Medicina de Família e Comunidade e em Saúde Pública, mestre em Saúde Pública, doutor em Educação, pós-doutor em Educação Médica, professor do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho e tutor da Residência de Medicina e Comunidade na Univali.
Depois foram debatidos sobre os três eixos da Conferência com grupos menores: Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do Sistema Único de Saúde. Também foram apresentadas as propostas das pré-conferências realizadas em fevereiro nas regiões do município para discussão e apresentação de novas a serem levadas à plenária final.
Na plenária foram decididos por todos os delegados quais seriam as propostas encaminhadas à Conferência Estadual e lidas as moções solicitadas pelos eixos e das pré-conferências. Mais de cem propostas foram traçadas como um todo, assim como em torno de treze moções realizadas pelos delegados participantes.
Para finalizar ocorreu a eleição dos delegados para participar e representar o Município de Indaial na Conferência Estadual, a qual acontecerá em Florianópolis: Gislaine Niezer Ruthes, representante do governo; Paulo Roberto Moschetta e Marilu de Oliveira Crizel, representantes dos profissionais de saúde; Marisa de Fátima Mariano, representante dos prestadores de serviços; e Enalva Maria Andreatta, William Alberto Bertoldi, José Carlos Peixer e Jair Gilmar Gonzaga, representantes dos usuários.
Conferência Nacional
Após realização da Conferência Estadual acontecerá a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), o maior evento de participação social no Brasil. Organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizada pelo Ministério da Saúde, a Conferência vai reunir milhares de pessoas de todo o país, em Brasília, para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta