Depois de uma noite e uma madrugada de chuva na região Norte do Estado, a sexta-feira, 15 de março, amanhece com ruas alagadas, sobretudo na maior cidade catarinense, Joinville.
Os maiores acumulados de chuva na região, chegaram a passar dos 100 mm. Esses volumes de chuva representam mais do que a metade da chuva normal para todo o mês de março. Isso aconteceu pela combinação de dois motivos: umidade vinda do mar e instabilidades em níveis mais altos da atmosfera.
Veja alguns dados registrados entre o final da tarde de quinta-feira (14) e a madrugada desta sexta:
- 124 mm Joinville (Vila Nova)
- 113 mm São Francisco
- 106 mm Itapoá
- 101 mm Joinville (Cetreville)
- 79 mm Schroeder
- 77 mm Balneário Barra do Sul
- 47 mm Joinville (Pirabeiraba)
- Dados: Ciram
SEXTA-FEIRA VOLTA A TER TEMPO INSTÁVEL
O dia terá muitas nuvens mexendo com o tempo, permitindo que o sol apareça só por meio de aberturas. Esses maiores períodos de sol devem ficar concentrados nas cidades mais ao Oeste de SC. Além disso, há previsão de chuva para hoje.
Pela manhã, instabilidades podem ocorrer na região Norte, principalmente nas cidades mais próximas com a divisa do Paraná. Apesar disso, a maior parte das cidades deve ter chuva só entre tarde e noite, quando a umidade do mar volta a ganhar força e também voltamos a ter maior influência de instabilidades em outros níveis da atmosfera.
Em relação as temperaturas, ainda temos um certo aquecimento no período da tarde, mas não tanto quanto nos últimos dias. Máximas beirando os 30°C no Extremo-oeste e dos 29°C no Vale do Itajaí:
TEMPO INSTÁVEL NO FIM DE SEMANA
Para o fim de semana, a umidade do mar irá continuar devido um ar frio no oceano. Além disso, um centro de baixa pressão entre os países vizinhos e o Sul do Brasil irá influenciar o tempo. Portanto, muitas nuvens, pouco sol – aparece mais no Oeste – e momentos de chuva. Possibilidade maior de chuva no sábado no período da tarde. No domingo, a qualquer hora.
Como o centro de baixa pressão influencia mais o domingo, neste dia a chance de temporal e chuva mais forte é maior.
Temperatura trazendo sensação de abafamento no sábado, mas bem amena no domingo.
Fonte: nsc/Por Puchalski e Bianca Souza | Foto: Portal Misturebas
Sugestão de pauta