No dia 6 de março 160 pessoas participaram da 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, na Sociedade Recreativa de Indaial. A organização do encontro foi realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde.
A abertura oficial contou com a presença de autoridades ligadas ao poder público e à política dos direitos da pessoa idosa: prefeito, André Moser; secretária de Saúde, Adriane Ferrari; Marli Gazaniga, representando a Secretaria de Desenvolvimento Social; Michela Reinert Rusch, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Alvacir Elias, representando os idosos do município.
Durante a Conferência foram discutidos entre os participantes quatro eixos: direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer; educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; e os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Desse debate foram definidas propostas que serão levadas à Conferência Estadual e às devidas instâncias em nível municipal. Para participar da Conferência Estadual também foram eleitos quatro delegados: Irene Lucini e Valtrudes Fraga, representando a sociedade civil, e Marli Gazaniga e Luiz Claudio Altenburg, representando o governo.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta