Umas férias diferentes. O casal morretense José Leonardo Mendes e Priscila Rosa Mendes vai embarcar em uma aventura que vai marcar a vida da família e servir de inspiração para quem não quer deixar o dia-a-dia com os filhos cair na rotina. O propósito é ousado: andar 353 quilômetros de bike, em uma expedição pelo Vale Europeu, em Santa Catarina, sem apoio de veículos motorizados, com toda a bagagem nas bicicletas.
O mais inusitado está nas companhias do casal. O filho Léozinho, de apenas três anos, além das gêmeas Malu e Maju, que estão com um ano e dois meses. O projeto leva o nome de “Na Melhor Cia” e vai ser posto em prática neste mês de março.
“Começamos nossas aventuras ainda no tempo de namoro, aos poucos foi ficando mais intenso, como por exemplo, nossa lua de mel foi percorrendo singletracks no sul da Bahia, na região da Chapada Diamantina. Por isso entendemos que estas aptidões de uma vida recheada de aventuras vêm desde berço, assim como também por uma infância diferenciada que tivemos a oportunidade de viver”, conta Leonardo.
Não é a primeira experiência que eles fazem com esse modelo. Além de treinarem diariamente em Morretes, levando os filhos com segurança e em transporte adaptados nas bikes, eles realizam trilhas com eles, subindo trilhas de grau moderado na região do Parque Estadual Pico do Marumbi.
“Em 2017 fizemos nossa primeira “bike trip” em família, na época o pequeno Leonardo tinha apenas um ano e um mês. Foi uma experiência sem igual, tanto é que depois fizemos várias menores. Nesta primeira viagem que fizemos com o bike trailer e carregados, entendemos que não se trata de uma ciclo viagem normal, onde os ritmos e as metas de pedal são feitas a partir do seu preparo ou da sua condição física, mas sim das crianças que estão à bordo. Esse detalhe faz toda a diferença para o sucesso da expedição. Com o tempo ele foi pegando gosto pelas aventuras sobre duas rodas, sendo que hoje em dia, facilmente troca um passeio de carro por um de bike”, completa Mendes.
Percurso ousado e apoios pelo caminho
A largada e chegada da expedição serão em Timbó, passando e pernoitando em Pomerode, Indaial, Rodeio, Doutor Pedrinho, Altos Cedros e Palmeiras. A história de superação e passeio diferente com a família tem mobilizado hotéis e estabelecimentos que vão apoiar durante o trajeto.
Mas o preparo vai mais além. Zé Leonardo e a Priscila precisarão estar prontos para lidar com problemas mecânicos, tempestades, mais de quatro mil metros de altimetria e um bike trailer de 50 quilos de carga com cada um dos dois.
“Sem esquecer que além de tudo isso, ainda temos o dia a dia no meio do percurso, como providenciar almoço, lanches e paradas estratégicas para mamar. E colocar em mente que o nosso maior objetivo é a diversão que uma ciclo viagem em família proporciona, conhecendo lugares, culturas e pessoas”.
Na opinião do casal, o objetivo maior da viagem é deixar a mensagem que os pais podem educar os filhos envolvidos na natureza e com muitas experiências marcantes para o futuro deles.
Alguns Equipamentos que serão utilizados:
- 3 pares de Alforges
- 2 Bicicletas
- 2 Bike Trailers
- 2 Bolsa Estanque
- GPS
- Roupas para pedalar e casual para os dias de passeio
- Kit de reparo de pneu e mecânico para as bikes e carretinhas
Fonte: CIMVI
Sugestão de pauta