A Prefeitura de Indaial aderiu novamente ao Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, que tem por objetivo o desenvolvimento das ações de promoção e atenção à saúde e de prevenção das doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares.
As responsabilidades e metas do programa serão executadas pelas Secretarias de Educação e Saúde pelo período de 24 meses.
As ações pactuadas contemplam atividades de: combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor; verificação da situação vacinal; promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/Aids; promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração.
As unidades escolares que farão parte do PSE no período de 2019 a 2020 totalizam 3.570 alunos das Unidades de Educação Infantil São Judas Tadeu, Encano do Norte Elsa Schreiber, Dilma Terezinha Harbs, Recriar e Curumim e das Escolas Tancredo de Almeida Neves, Prefeito Marcus Rauh, Professor Mario Bonessi, Professora Úrsula Kroeger, Mulde Baixa e Professora Maria da Graça dos Santos Salai.
As equipes de saúde de cada bairro referente às unidades escolares selecionadas têm vínculo com o programa e desenvolverão em conjunto as ações previstas para o PSE.
No biênio 2017/2018 participaram do PSE aproximadamente 1.800 estudantes, entre alunos das Escolas Tancredo de Almeida Neves, Professora Úrsula Kroeger e Prefeito Marcus Rauh e das UEIs Hilário Buzzarello, José Lino Kuhnen e São Judas Tadeu, além das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Marcia Maria Andreatta, Dr. Renato Ferreira de Mello e Arthur Keunecke.
Planejamento
O trabalho iniciou pelo planejamento com as equipes de saúde e educação que fazem parte nesse biênio, no qual são definidos o calendário, as parcerias, as atividades e os responsáveis por cada ação.
São integrantes do Grupo de Trabalho Intersetorial responsável pela gestão do programa os diretores das Escolas e UEIs e coordenadores das Unidades de Saúde envolvidas, da Atenção Básica em Saúde e da Secretaria de Educação.
Já foram realizados os planejamentos com as equipes do Benedito, Mulde, Cohab, João Paulo II e Estrada das Areias. Os próximos serão com as equipes do Tapajós e Encano Baixo.
Ações com os estudantes
As ações iniciaram no bairro Benedito, em 26 de fevereiro, na UEI Curumim, com a realização de medidas antropométricas, que consiste na pesagem e medida das crianças para verificar se elas estão dentro do esperado para a idade.
Isso faz parte da ação de promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil.
Cadastro das crianças
Para que possam ser registradas as atividades de maneira adequada, a gestão do programa precisa que os pais das crianças das Escolas e UEIs participantes do PSE façam a atualização do cadastro de seus filhos no sistema da Secretaria de Saúde. Essa atualização pode ser feita em qualquer Unidade de Saúde, inclusive no Sais.
Os seguintes documentos devem ser apresentados: certidão de nascimento ou carteira de identidade dos filhos, comprovante de residência atualizado (comprovante de luz, água, IPTU, contrato de aluguel ou declaração do dono do imóvel registrado em cartório) e carteira de identidade de um dos pais.
No dia 27 de fevereiro, em assembleia dos pais das crianças da UEI Elsa Schreiber, profissionais da unidade conversaram com os pais sobre a necessidade de atualização do cadastro.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta