Três moradores de Rio Grande, município da Região Sul do estado, presenciaram na tarde de terça-feira, 5 de março, um tornado. Eles estavam na localidade de Santa Izabel quando presenciaram o fenômeno.
A Somar Meteorologia, confirmou que se trata de um tornado de intensidade fraca. “Não podemos confirmar a região onde foi gravado, porém pelas imagens de radar é possível notar chuva bastante forte entre as 14h e 15h em Rio Grande e também nas cidades mais próximas”, afirma o meteorologista Caio Guerra.
O assistente de coordenação de uma escola, Douglas Cantarelli, conta que estava com dois amigos, os irmãos Fabiano e Cristiano Costa, pescando, quando presenciaram o fenômeno.
“A gente foi pescar meio-dia, saímos do Cassino, onde moramos, e fomos para a localidade de Santa Izabel. Eu estava montando a churrasqueira, e o tempo começou a ficar feio. O tornado começou a vir na nossa direção. A gente ia pedir abrigo, mas aí foi mudando de rota”, explica Cantarelli.
Ele ainda relatou que, depois disso, ocorreu uma pancada forte de chuva.
“Esperamos passar a chuvarada, e depois até conseguimos pescar. Não pegamos muitos peixes, mas valeu a pescaria só pelo que presenciamos. Nunca tinha visto, foi um susto”.
Conforme a Somar, o fenômeno é causado pelo “calor e a umidade presentes no estado, em contraste com o avanço de uma frente fria, bastante costeira no Rio Grande do Sul, que favorece a ocorrência de temporais”.
O alerta é de que nos próximos dias pode ocorrer chuva forte, com trovoadas e rajadas de vento moderadas em todo o Rio Grande do Sul.
Fonte: SulInFoco/Com informações do site G1 | Foto: Reprodução/G1
Sugestão de pauta