A Polícia Federal e a Polícia Civil de Santa Catarina, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, deflagraram a Operação Psy Trance na manhã desta quarta-feira, 27 de Fevereiro, com vistas a desarticular organização criminosa dedicada à fabricação, distribuição e à comercialização da droga sintética MDMA (ecstasy) no estado de Santa Catarina.
Além de um laboratório de produção da droga, desarticulado em Rio dos Cedros/SC, uma empresa que atua com produtos químicos em Joinville/SC também é alvo da investigação.
Dados preliminares apontam que esta operação pode ser a maior em volume de apreenssão de droga sintética pela PF já realizada no país.
Cerca de 50 policiais – entre federais, civis e rodoviários federais – cumprem quinze mandados de busca e apreensão expedidos pela justiça estadual de Santa Catarina nas cidades catarinenses de Camboriú, Balneário Camboriú, Joinville, Rio dos Cedros e Anitápolis.
Já na noite de ontem (26/02), equipe composta pelas forças policiais e com o apoio da PRF prendeu em flagrante cinco pessoas, sendo duas as principais integrantes da organização, com grande quantidade de esctasy, bem como localizou o laboratório de sintetização da organização em Rio dos Cedros/SC.
A operação, que está em andamento, prossegue no cumprimento dos mandados judiciais. A investigação doravante se aprofunda junto a empresas de químicos que forneciam os insumos à associação criminosa, a seu desmantelamento financeiro, bem como em estabelecimentos comerciais que lavavam o dinheiro proveniente do tráfico de drogas.
Mais informações sobre o transcorrer da operação poderão ser obtidas junto a Delegacia da Polícia Federal em Itajaí/SC.
Os investigados deverão ser enquadrados, na forma da Lei, por tráfico e associação ao tráfico de drogas.
Redação Misturebas
Sugestão de pauta