Foi sancionada na quarta-feira, 20 de fevereiro, pelo prefeito Mário Hildebrandt a lei que obriga a prefeitura de Blumenau a usar fogos de artifício menos barulhentos nos eventos públicos da cidade. A proposta foi apresentada no ano passado pelo vereador Bruno Cunha (PSB) e aprovada em plenário.
Diz o texto do projeto de lei que a prefeitura não poderá usar “fogos de artifício com estampido”. O prefeito diz que só sancionou o texto porque há o compromisso do vereador de alterar essa expressão para “barulho de menor intensidade” ou outra que deixe claro que é impossível acabar com o barulho na queima de fogos. Isso porque, segundo ele, não há fogos de artifício sem estampido. Dessa forma, o Réveillon da cidade estaria garantido.
Bruno confirma o acordo feito com o prefeito e diz que vai providenciar a mudança nas próximas semanas. Segundo ele, caberá ao município estabelecer os parâmetros de ruído na licitação para comprar os fogos de artifício. O projeto de lei foi proposto para diminuir o sofrimento de pessoas acamadas, idosos e animais durante a queima de fogos de artifício.
Fonte: nsc/Por Pancho | Foto: Divulgação
Sugestão de pauta
1 comentário
Boa Tarde. Achei maravilhosa esta preocupação . Mais ainda por ter quase perdido por atropelamento em dezembro o meu cão por conta do seu pavor pelos estampidos. Para constar, existem sim, fogos sem ruído. Eu mesma participei de uma festa na praia em que houve queima de muitos fogos maravilhosos, sem NENHUM ruído. Grata pela atenção.