Em um comparativo com os anos de 2017 e 2016, através do trabalho preventivo da Polícia Militar e parceria com outras Instituições que atuam no município em prol da Segurança Pública, foi possível obter a redução dos crimes patrimoniais no ano de 2018 em Pomerode.
A Polícia Militar de Santa Catarina, utiliza-se do BI (Business Intelligence), sistema que colhe dados advindos dos boletins de ocorrências lavrados e os transforma em informações para a melhoria da atuação da Instituição na redução de crimes.
Através da consulta a esta tecnologia, que auxilia na tomada de decisões, é possível monitorar a forma de policiamento que está sendo realizada no município, e assim, adequar as necessidades locais.
Comparando com o ano de 2017 por exemplo, através da extração de dados da Polícia Militar, observou-se a redução de 17 % dos furtos e 55% dos roubos em Pomerode no ano seguinte. No que se refere a posse de drogas por exemplo, o aumento do número de boletins de ocorrência realizados significa um maior desempenho por parte da guarnições PM, tendo em vista que a viatura geralmente não é acionada nestes casos, e sim, se depara com a situação através de abordagens veiculares e pessoais.
Em relação as ocorrências da Lei Maria da Penha, o aumento dos registros significa que as vítimas sentem-se encorajadas em denunciar, acreditando nos Órgãos Públicos que realizam a persecução penal do agressor. A Polícia Militar além de atuar no atendimento da ocorrência nestes casos, também aplica através do Projeto Rede Catarina visitas periódicas a estas mulheres e realiza contato com os agressores, a fim de instruí-los sobre a medida protetiva, uma pareceria com o Poder Judiciário que vem gerando resultados positivos.
Créditos: PMSC/GEIn
Sugestão de pauta