A BRF informou na quarta-feira, 13 de fevereiro, o recolhimento de 164,7 toneladas de cortes e miúdos de frango in natura da marca Perdigão, destinadas ao comércio doméstico, além de 299,6 toneladas de carne de frango in natura destinadas ao mercado internacional.
O recolhimento se deve ao risco de contaminação por salmonela — testes de laboratório detectaram risco de presença da bactéria Salmonella enteritidis.
Segundo a empresa, apenas uma parte dos lotes incluídos no recall apresentou resultado positivo para essa bactéria. Mas, como possuem as mesmas datas de fabricação de lotes com teste positivo, todos estão sendo retirados do mercado com base no princípio da precaução.
Santa Catarina é um dos 13 Estados que receberam os lotes na lista. Também houve comercialização para o Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
O recall é voltado aos lotes produzidos exclusivamente pela unidade de Dourados (MS). Conforme a BRF, que é uma das maiores do setor de alimentos do mundo, a abrangência do recolhimento representa uma quantia inferior a 0,1% de toda a produção mensal de frango da empresa no Brasil.
A salmonela
A salmonela identificada é do tipo Salmonella enteritidis, encontrada no sistema digestivo de animais e em vegetais plantados em solos contaminados. É eliminada quando o produto é cozido, frito ou assado completamente.
Nesses casos, não ocorrem danos à saúde humana. Casos estes cuidados não sejam respeitados, a Salmonella enteritidis pode causar infecção gastrointestinal e sintomas como dores abdominais, diarreia, febre e vômito.
BRF diz que fez contato com clientes para recolher produto
A BRF informa ter feito contato com todos os clientes que receberam os produtos com as datas de produção identificadas. A empresa também afirmou ter feito o inventário dos estoques para assegurar que as quantidades ainda não comercializadas sejam bloqueadas e recolhidas.
Consumidores que já compraram o produto (veja como identificar abaixo) devem entrar em contato por meio do e-mail recolhimento.sac@brf-br.com ou ligar gratuitamente para o telefone 0800 031 1315. A BRF informará os procedimentos para substituição, devolução ou ressarcimento.
Lotes com risco de contaminação
Há risco de contaminação na produção dos dias 30 de outubro de 2018 e 05, 06, 07, 09, 10 e 12 de novembro de 2018, exclusivamente pela unidade de Dourados-MS.
Confira a tabela:
Saiba como identificar
Consumidor:
- Marca do produto: Perdigão
- Cortes congelados de frangos – Filezinho (Sassami)
- Cortes congelados de frango – Filé de peito
- Miúdos congelados de frango – Coração
Peso da embalagem:
- Filezinho (Sassami) – Pacotes de 1kg
- Filé de peito – Pacotes de 2kg
- Coração – Pacotes de 1kg
Carimbo SIF: precisa ter o número 18 na parte central do carimbo SIF.
Deve apresentar uma das datas de fabricação abaixo:
- 30 de outubro de 2018
- 05 de novembro de 2018
- 06 de novembro de 2018
- 07 de novembro de 2018
- 09 de novembro de 2018
- 10 de novembro de 2018
- 12 de novembro de 2018
Estabelecimento comercial:
- Marca do produto: Perdigão
- Cortes congelados de frango – Meio peito sem osso e sem pele – Interfoliado
- Cortes congelados de frango – Coxas e sobrecoxas sem osso – Interfoliado
- Peso da embalagem: 15kg
Deve apresentar uma das datas de fabricação abaixo:
- 30 de outubro de 2018
- 05 de novembro de 2018
- 06 de novembro de 2018
- 07 de novembro de 2018
- 09 de novembro de 2018
- 10 de novembro de 2018
- 12 de novembro de 2018
Carimbo SIF: precisa ter o número 18 na parte central do carimbo SIF
Fonte: nsc/Diário Catarinense | Foto capa: Sirli Freitas
Sugestão de pauta