O tabagismo é um problema de saúde pública, que afeta milhares de pessoas de todas as faixas etárias. Ciente dessa problemática, a Prefeitura de Indaial, por meio da Secretaria de Saúde, realiza grupos de pessoas que têm interesse em parar de fumar. As diretrizes seguem o Programa Nacional de Controle do Tabagismo lançado pelo Ministério da Saúde, por meio do Instituto Nacional de Câncer, para diminuir o número de pessoas dependentes do tabaco.
Neste ano serão ofertados sete grupos, de até 25 pessoas cada, no Centro de Convivência, próximo ao Sais, na rua Leoberto Leal, 155 – fundos, Tapajós. Cada grupo contará em média com sete encontros, que funcionam através de rodas de conversa e apoio no qual são abordados temas como: entender porque se fuma e como isso afeta a saúde, os primeiros dias sem o tabaco, como vencer os obstáculos para permanecer sem fumar e os benefícios obtidos com isso. Por meio do apoio dos participantes e sob a orientação dos profissionais de saúde, muitas pessoas deixam o hábito de fumar.
Quem tiver interesse, pode entrar em contato com a Unidade de Saúde do seu bairro para fazer a inscrição. Mais informações no Sais, pelo telefone 3281-7100.
Confira abaixo as datas de início de cada grupo, marcado para as 18h:
- – Grupo 1: 07 de fevereiro
- – Grupo 2: 14 de março
- – Grupo 3: 18 de abril
- – Grupo 4: 23 de maio
- – Grupo 5: 15 de agosto
- – Grupo 6: 12 de setembro
- – Grupo 7: 24 de outubro
O tabagismo é causa de 40 a 45% de todas as mortes por câncer, 90 a 95% das mortes por câncer de pulmão, 75% das mortes por DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica), cerca de 20% das mortes por doenças vasculares e 35% das mortes por doenças cardiovasculares nos países desenvolvidos. A Organização Mundial de Saúde estima que, por dia, cerca de 100 mil crianças viram fumantes regulares em todo o mundo.
Fonte: Imprensa de Indaial | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta