A Operação Verão da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí já resultou em 80 embarcações autuadas, desde 21 de dezembro. A principal infração registrada, até agora, é a navegação nas áreas reservadas a banhistas, especialmente com jet skis.
A aproximação é perigosa, e pode causar acidentes. No último verão, segundo dados da Marinha, 72% dos acidentes com embarcações registrados no Brasil envolveram jet skis ou lanchas.
No total, mais de 1,1 mil embarcações já passaram por inspeção da Marinha na região durante esta temporada. A Delegacia recebeu, neste verão, o reforço de um helicóptero, quatro viaturas, três embarcações e dois jet skis para o trabalho de fiscalização.
Em todo o país, mais de cinco mil militares e servidores civis que atuam nas 65 Capitanias, Delegacias e Agências da Marinha do Brasil estão envolvidos na operação. Além de verificar habilitação dos condutores, documentos da embarcação e equipamentos de segurança, a Marinha disponibilizou bafômetros. Quer coibir o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.
Fonte: nsc/Por Dagmara Spautz | Foto: Luiz Carlos Souza
Sugestão de pauta