A falta de chuva significativa, com a consequente baixa dos reservatórios, e um problema estrutural em duas bombas de captação têm gerado preocupação no abastecimento de água de Brusque. A situação chegou ao ponto de o prefeito Jonas Paegle assinar dois decretos em relação ao assunto.
Um deles aponta situação de alerta devido aos efeitos da estiagem e outro permite a intensificação nas ações de fiscalização do uso da água. Esse também autoriza o Samae a estabelecer o racionamento no fornecimento de água potável à população.
Além da conscientização da comunidade, para que economize o máximo possível, a prefeitura começou na terça-feira, 15 de janeiro, a troca das bombas de captação de água bruta no Rio Itajaí Mirim. O deve ser finalizado até o fim do dia. Entretanto, segundo a prefeitura, a normalização completa do sistema deve levar de dois a três dias.
– A população deve utilizar a água apenas para fins domésticos e higiênicos, sendo vedado o uso para a lavagem de veículos, irrigação de gramados, reposição total de água das piscinas, além da lavagem de calçadas, muros, pátios, condomínios ou residências. Estamos verdadeiramente empenhados em resolver esta situação o mais rápido possível e, por isso, contamos com a compreensão e a paciência da população – afirmou Paegle.
Fonte: nsc | Foto: Leo Laps
Sugestão de pauta