O verão mais quente do que o habitual pode levar a um novo recorde no consumo de energia elétrica em Santa Catarina esta semana.
A Celesc espera picos de consumo devido ao retorno das indústrias ao ritmo normal de trabalho especialmente nas regiões de Blumenau e Jaraguá do Sul enquanto o Litoral permanece no auge do turismo.
No período de recesso, o consumo se concentrou nas praias. Na última quinta-feira, quando as cidades catarinenses tiveram temperaturas altíssimas, cidades como Balneário Camboriú, Porto Belo, Bombinhas e Florianópolis tiveram índices similares aos do dia 31 de dezembro, quando ocorre o pico do turismo de verão. A diferença foi de 7% a 9%, em relação ao consumo na virada de ano.
Explicação
Acabou o mistério: um incêndio em pastagem foi a causa das recorrentes quedas de energia elétrica nas cidades de Bombinhas, Porto Belo, Itapema e parte de Balneário Camboriú na última quinta-feira, de acordo com a Celesc.
Técnicos passaram horas em busca da causa para o problema nas cidades afetadas, sem encontrar. As quedas atingiram inclusive empresas como a indústria Portobello, que fica às margens da BR-101.
Fonte: nsc/Por Dagmara Spautz | Foto: Ilustrativa
Sugestão de pauta