Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Participe do grupo Misturebas no WhatsApp
EZ Cutelaria
Cutelaria 100% artesanal. Para os amantes de uma faca com qualidade, EZ Cutelaria prepara a sua conforme suas necessidades. Personalize o seu nome ou da empresa na lâmina!
FACAS ARTESANAIS
Um dos materiais mais utilizados pelo homem, a muito tempo, como matéria prima para fabricação de utensílios domésticos é o Aço. Com o rápido desenvolvimento da siderurgia, ramo da indústria que fabrica o aço, a sociedade obteve novas ligas metálicas proporcionando diversos produtos industrializados. Hoje o aço ocupa importantes posições no mercado mundial desde a indústria aeronáutica à petroquímica, assim como na indústria de transformação.
De modo geral é ferramenta para suprir uma das necessidades básicas do homem: a alimentação. Entre os vários utensílios encontrados dentro deste grupo está a Faca. Valioso e eficaz instrumento que sempre dispensamos atenção quando nos deparamos com a importante tarefa de cortar alimentos no nosso dia a dia.
O QUE É AÇO?
Basicamente aço é uma liga metálica ferrosa contendo uma composição química geralmente constituída por elementos diversos, tais como ferro, carbono entre outros. A composição química de um aço determina as propriedades que este material pode fornecer para determinada aplicação. Em outras palavras, os aços utilizados na montagem de estrutura de um edifício, o aço utilizado para a estampagem da porta de um carro ou o aço utilizado em cutelaria possuem composições químicas diferentes e, por consequência, diferentes
propriedades mecânico – metalúrgicas isto porquê os produtos originados apresentam características de naturezas específicas. Assim sendo aço carbono são aqueles em que as proporções de elementos além do ferro e do carbono são pequenas, os aços com alta porcentagem de elementos ligantes (NI-MO-W-CR-CU-TI-etc.), são conhecidos como aços ligados ou aços especiais ou ainda por denominações relacionadas com suas aplicações, como por exemplo aços ferramentas e aços inoxidáveis.
O AÇO INOXIDÁVEL
Inicialmente, é bom frisar uma verdade absolutamente irrefutável: até o momento, ainda não existe aço que, no sentido puro do termo e tecnicamente, não se oxide: então a própria palavra Inoxidável (ou seja, não oxidável) é empregada de forma errada: o correto seria a designação norte americana “stainless”, ou seja menos mancha. No Brasil comumente chamamos de aço Inox, que é uma liga metálica com significativa resistência à corrosão, devido a presença de no mínimo 12,5% de Cromo na composição.
O AÇO CARBONO 1070
É um aço, cuja composição é ferrita! Termo usado para ferro puro, carbono, manganês e silício. Tem boa tenacidade e boa temperabilidade, usado tipicamente na fabricação de disco de arado, molas para linha automotiva e cutelaria artesanal. Aço carbono é a composição da liga que confere ao aço o seu nível de resistência mecânica. O ferro gusa, primeira etapa da fabricação do aço. Na fase seguinte, quando os elementos de liga são adicionados ou suprimidos no ferro gusa, é o que são determinadas as grandes famílias de aço, dos mais rígidos aos mais estampáveis. O carbono é o principal elemento endurecedor em relação ao
ferro.
AÇOS USADOS NA CONFECÇÃO DE NOSSAS FACAS
São fabricadas em aço carbono 1070, por forjamento ou recorte, temperadas (que é o processo pelo qual um aço passa do estado austenítico para o mantensítico, quando então a estrutura molecular passa a ter forma de agulhas sendo mais dura) e revenidas (que é o aliviamento de tensões internas entre as moléculas do aço). São temperadas no método primitivo do nosso Nonno (Avô) Irineu Zonta, em sebo de ovelha, banha ou óleo de tempera. De acordo com a finalidade do uso da faca, e aço empregado, resultando assim uma fantástica
combinação entre a dureza, flexibilidade e durabilidade.
COMO CONSERVAR SUA FACA
Após o uso, lavar com agua e detergente neutro, com esponja macia. Secando a imediatamente de forma a eliminar o máximo possível o excesso de agua, para evitar oxidação. Para mantê-la sempre brilhando, evite colocar sua faca na bainha com resíduos líquidos, pois o couro industrial contém componentes químicos
abrasivos que poderão agredir a lâmina. Cortar sempre sobre superfície adequada como tabuas de madeiras de lei ou materiais plásticos para manter o gume por mais tempo.
Não corte em superfícies como vidro, granito ou mármore. Lavar com água e sabão, principalmente após cortar alimentos ácidos como por exemplo o limão, o abacaxi, etc. Seque-a sempre após sua lavagem. Para maior desempenho é preciso que estejam sempre bem limpas e afiadas, por isso é importante ter uma pedra de amolar, afiador de carboneto de silício (Nono Ferrero) ou uma chaira de boa qualidade. Usar chaira ou pedra de afiação com grão fino para assentar o fio. Se precisar refazer o corte, utilize uma pedra manual de grão médio, podendo pingar óleo ou agua para
auxiliar. Descascar, cortar cebolas ou lavar com agua quente não danificam o fio: SÃO MITOS!
Gostou? Encomende a sua!
Clique aqui para ser redimensionado para nosso WhatsApp!
Anuncie a sua empresa
Participe do GUIA COMERCIAL DO MISTUREBAS e seja visto por milhares de pessoas. Com um custo baixo, sua empresa poderá ter um espaço exclusivo para anunciar seus dados e produtos. Para cadastrar, preencha os campos abaixo e aguarde nossa equipe entrar em contato.