O atual presidente do Vidas Timbó, Sr. Richard da Silva Choseki, é um dos 17 investigados pela justiça no processo 0000340-58.2017.8.24.0048 que está tramitando na 2a Vara da Comarca de Balneário Piçarras.
O grupo, segundo denúncia, é apontado por diversos crimes, dentre eles:
– Organização Criminosa
– Fraude a licitação
– Peculato
– Lavage de Dinheiro
O processo foi instaurado neste ano de 2019, após conclusão do inquérito da operação “Sutura”, desenvolvida nos munícipios de Penha e Itapema pela Polícia Civil por meio da DCCPP (Divisão de Crimes Contra o PAtrimônio Público)e do LAB-LD (LAboratório de Lavagem de Dinheiro) da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) que indiciou 19 pessoas por fraude em licitações, peculato e lavagem de dinheiro.
Segundo a denúncia, apurou-se que havia uma organização crimininosa enraizada em Penha, que era composta por 3 núcleos familiar, político e empresarial.
O crime iniciava com repasse da subvenção social, feita pela Secretaria da Fazenda ao Instituto Adonhiran, por meio de verbas que eram destinadas para Secretaria de Saúde, que era o órgão responsável pelo recurso ou orgão concedente, descreveu o inquérito policial.
Com o recebimento da subvenção, o núcleo empresarial/familiar manipulava as prestações de contas, apresentando o balancete discriminativo dos gastos, extrato da conta corrente da entrada e saída da subvenção, e as notas fiscais e recibos dos supostos serviços realizados.
Apurou-se ainda, que a organização criminosa era chefiada pelo ex-prefeito municipal de Penha (Evandro Eredes dos NAvegantes) e estima-se que o valor pago pelo município de Penha entre 2011 e 2016, foi cerca de R$3,7 milhões, sendo que R$1,4 milhões foi desviado pelos integrantes da organização criminosa.
Contra Ponto
O Vida Timbó esclareceu em nota que o Sr. Richard é o presidente do Instituto Vidas, e que ele não é Réu em nenhum processo criminal. Há em andamento uma investigação que busca apurar possíveis irregularidades ocorridas no período de 2011 a 2016 em convênios firmados entre o município de Penha e o Instituo Adonhiram, que o Sr Richard rompeu totalmente seu vínculo em 2011.
Também foi divulgado que o Instituto Vidas acompanha a investigação e acredita na inocência do seu presidente.
Discorreu ainda que o Sr. Richard é a maior parte interessada nos esclarecimentos dos fatos, que tem plena confiança nas autoridades e no Poder Judiciário, e está convencido de que o aprofundamento das apurações provará sua inocência, principalmente por que poderá apresentar sua defesa e as provas que demonstrarão a total correção de seus atos.
Redação Misturebas
Dados: Judson Lima / Instituto Vidas
Sugestão de pauta