A experiência de Indaial apresentada na 2ª Mostra Catarinense “Aqui tem SUS”, entre os dias 10 e 12 de abril, durante o 70º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, em Piratuba, está entre os 36 trabalhos selecionados para a 16ª Mostra Nacional Brasil.
A experiência refere-se ao “Relato sobre a implantação do Protocolo de Assistência ao Pré-Natal e Puerpério no Município de Indaial”.
A experiência foi apresentada pela enfermeira da Secretaria de Saúde, Mara Aparecida Tambani.
Para ela, o reconhecimento em nível estadual deve-se ao envolvimento do trabalho em rede, que abrangeu os vários setores da saúde do município, necessário para a implantação do protocolo, trazendo melhoria no acesso do usuário e na assistência do pré-natal.
“A experiência do município de Indaial apresentada na mostra estadual e selecionada para a mostra nacional trouxe uma satisfação aos profissionais envolvidos na construção e implantação do protocolo”, assinala Mara.
A Mostra Brasil será realizada de 2 a 5 de julho, Brasília. O Ministério da Saúde seleciona experiências exitosas com o objetivo de propiciar o intercâmbio de experiências municipais, bem somo sucedidas no SUS; estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde; dar visibilidade às práticas de saúde na abrangência da gestão local, segundo a realidade dos territórios; e promover um espaço para a troca de experiências e reflexões sobre a gestão e organização de serviços de saúde.
Nessa 16ª edição, serão dois dias completos para a apresentação oral pelos autores de cerca de 500 trabalhos, divididos em salas com a participação do público e de avaliadores.
Os melhores projetos por região serão premiados com o valor de R$10 mil, já os melhores por estado serão registrados em vídeo na próxima temporada dos Webdocs Brasil, aqui tem SUS. Os outros premiados por tema e por sala serão contemplados com medalhas e certificados.
Sobre o trabalho
Diante da necessidade de padronização dos fluxos e procedimentos necessários para uma atenção pré-natal e puerperal de qualidade e humanizada, a Secretaria de Saúde estabeleceu o Protocolo de Assistência no município de Indaial.
A fase de implementação seguiu-se entre novembro de 2016 e fevereiro de 2017 com o apoio matricial in loco nas unidades de saúde, através da Coordenação de Saúde da Mulher.
Paralelamente ocorreu a implantação do Plantão de Obstetrícia no Hospital de referência do município para os partos.
Durante o pré-natal, a gestante recebe atendimentos como avaliação de rotina odontológica; atualização da situação vacinal; rastreio de câncer de colo de útero com a coleta de exame preventivo; testagem rápida de exames de HIV, Hepatites B e C e Sífilis; atividades educativas coletivas sobre temas pré-natal, parto e puerpério; exames de rotina; consultas médica e de enfermagem.
Outro fluxo estabelecido pelo Protocolo é o de referência das gestantes classificadas com risco gestacional pelo médico da unidade de saúde onde se realiza o pré-natal para o Ambulatório de Pré-natal de Alto Risco (PNAR), cuja referência para a região é o Hospital Santo Antônio, de Blumenau.
As consultas PNAR são agendadas por intermédio da Central de Regulação da Secretaria de Saúde de Blumenau.
Cerca de 200 profissionais estão envolvidos no atendimento ao pré-natal, parto e puerpério no Município, entre eles: agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos de família, radiologistas, médicos obstetras, odontólogos, técnicos de saúde bucal, assistentes administrativos, nutricionistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, psicólogos, assistente social, estagiários, etc.
Após a implantação do Protocolo Municipal, no fim de 2016, as consultas de pré-natal aumentaram 85%, passando de 2.277 em 2016 para 4.228 em 2017.
Em relação à realização de testes rápidos para: detecção de HIV na gestante e/ou parceiro, gravidez; Sífilis na gestante ou parceiro, Hepatite C e infecção pelo HBV, esses números cresceram 68%, passando de 3.323 em 2016 para 5.607 no ano de 2017.
Fonte: Imprensa de Indaial
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