Os boxistas e produtores rurais das Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina (Ceasa/SC) doaram mais de mil toneladas de alimentos para o Programa Mesa Brasil no último ano. As frutas e verduras que antes seriam descartadas agora são encaminhadas para famílias carentes e instituições sociais da Grande Florianópolis. A parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Ceasa atende em média 18 mil pessoas por mês.
Este é o segundo ano que a Ceasa doa alimentos para o Programa Mesa Brasil e a parceria deve seguir ainda mais forte em 2019. “Nesses dois anos, as frutas e verduras que antes seriam descartadas foram aproveitadas e alimentaram milhares de pessoas. Evitamos o desperdício e ainda contribuímos para o bem estar social da região”, ressalta o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Ricardo de Gouvêa.
As frutas e verduras arrecadadas pelo Programa Mesa Brasil são excedentes ou fora dos padrões de comercialização, e estão em perfeitas condições de consumo. Para selecionar os alimentos e atender as famílias carentes, o Sesc mantém um espaço permanente dentro da Ceasa.
“Além de proporcionar uma ação social de ajudar os mais necessitados, a parceria com o Mesa Brasil contribui para desenvolvimento sustentável, reforça a necessidade de controle do desperdício e agrega valor ao conceito de preservação do meio ambiente”, destaca o diretor presidente da Ceasa/SC, Glauco Gazola Zanela.
O Programa Mesa Brasil é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, contribuindo para promoção da cidadania e melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para mais informações sobre a doação de alimentos para famílias carentes e instituições sociais, faça contato com o Programa Mesa Brasil através do número: 0800-643 4363.
Fonte: Governo de SC | Foto: James Tavares/Secom
Sugestão de pauta