“Todo aquele que adquire mercadorias, riquezas e serviços para uso próprio ou de família. Comprador, freguês, cliente”. Hoje é o Dia do Consumidor e, conforme significado que você acaba de ler, podemos dizer que é também o dia de todos nós. Para marcar esta data tão importante, o Procon de Gaspar acaba de lançar sua primeira Blitz Informativa. Serão dois dias de muita troca de informação entre consumidores e os profissionais que cuidam dos nossos direitos.
O tema da primeira blitz será ‘empréstimos consignados’ e, conforme explica Thiago Fellipe Zardo Machado, superintendente do Procon de Gaspar, a abordagem foi escolhida devido à grande quantidade de reclamações e busca por informações em relação ao tema. “Em nosso balcão de atendimento, notamos uma busca muito grande por informações em relação a empréstimos consignados. A maior parte das dúvidas é em relação ao número de parcelas e valor a ser pago. Nosso objetivo é esclarecer e deixar transparente os direitos e deveres dos consumidores”.
Nesta sexta-feira, dia 15, a Blitz Informativa acontece das 8h30 às 13h no prédio do Gascic. Já no sábado, dia 16, a troca de informações será no bairro Bela Vista, junto da Comunidade em Ação, promovida pela Assistência Social. “Será uma ótima oportunidade de tirarmos as dúvidas da comunidade. Lembramos que podem procurar por informações pessoas que já tem ou que pretendem contratar um consignado. Não é preciso levar documento de identificação”.
A blitz
Thiago assumiu o Procon de Gaspar há poucos dias e tem muitos planos frente ao cargo. Segundo o superintendente, a intenção é realizar ao menos uma Blitz Informativa por mês na cidade. “Vamos escolher os temas conforme a demanda que chega até o Procon. Queremos atingir a maior parte da população e fazer com que ela se sinta segura na hora de efetuar uma compra e também em caso de cancelamentos, por exemplo”.
Desde o início deste ano, o Procon de Gaspar já realizou 940 atendimentos. A maior parte das dúvidas e reclamações giram em torno das faturas de água, energia e telefone.
Dicas sobre empréstimos consignados
– Não empreste seu nome
– Pesquise para saber quais bancos oferecem menores taxas e melhores condições
– Evite passar informações pessoais por telefone
– Verifique o impacto do valor das parcelas no seu orçamento
– Na taxa máxima de juros já estão inclusos os custos da operação
– A mensalidade não pode ultrapassar 35% do montante do benefício líquido
– O consumidor precisa ser informado sobre a quantidade e valor das prestações
– Deve constar no contrato o valor total pago ao final do empréstimo
– Juros e multa por eventuais atrasos não podem ser superiores a 2%
– Caso o consumidor queira quitar antecipadamente o contrato, a instituição financeira deve entregar o boleto de quitação acompanhado da planilha de cálculos em até 10 dias úteis
– É ilegal cobrar taxa ou tarifa de quitação antecipada
– Cuidado com propostas de reparcelamento
– Reclamações podem ser feitas pelos canais de atendimento do INSS no telefone 135 ou no Procon
Fonte: Cruzeiro do Vale
Sugestão de pauta