Pelo segundo ano consecutivo a Sala do Empreendedor de Indaial liderou o número de atendimentos no Estado. Em 2018 foi a primeira colocada de Santa Catarina entre as salas que mais atenderam pessoas.
De acordo com dados do Sebrae, a Sala prestou 5.921 atendimentos. Em 2017 Indaial também foi a que mais realizou atendimentos no Estado, na época com 1.707 atendimentos.
Diversos fatores contribuem para esse crescimento exponencial: perfil empreendedor da cidade – atualmente há cerca de 3.250 microempreendedores individuais cadastrados; apoio técnico de reconhecidas instituições, como o Sebrae, parceiro da Prefeitura em várias ações; e incentivo do poder público.
Com o objetivo de melhorar ainda mais o serviço prestado ao MEI, a Prefeitura inaugurou em julho de 2018 a nova Sala do Empreendedor, denominada de “Henrique Wanke Sênior”, ainda nas dependências do Paço Municipal, porém num ambiente mais amplo, que passou a centralizar diversos tipos de atendimentos.
No espaço são disponibilizadas informações para abertura de empresas; formalização de microempreendedores individuais; protocolo para inclusão, alteração e baixa de empresas; orientação e auxílio nos processos licitatórios; auxílio na emissão de notas fiscais; cadastro de fornecedores e emissão de alvarás e de guias. Também há um toten de autoatendimento e um fiscal de plantão.
Além disso, na Sala são realizadas consultorias individuais, treinamentos em grupo e atendimentos com parceiros de instituições financeiras e contabilidades. O atendimento é realizado de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.
Também trabalhamos para simplificar os processos que envolvem o registro e legalização de micro e pequenos empresários no Município de Indaial com a entrada em vigor da Lei Complementar nº 216, em agosto de 2018, que passou a estabelecer um tratamento diferenciado para os MEIs, ME e Pequenas Empresas.
O Município está cumprindo a meta estabelecida na Lei referente aos prazos de viabilidade (dois dias) e liberação de licenças (em até cinco dias). No ano de 2018 foram 378 novos CNPJs liberados em menos de cinco dias uteis, quando a média nacional é de 180 dias.
“Foi um dos principais avanços no processo de desburocratização de nosso Município”, ressalta o Chefe Divisão Fiscal e Agente de Desenvolvimento, Altair Simão.
Fonte: Imprensa de Indaial
Sugestão de pauta